Publicações

 

Investment Case for Tobacco Control in Cabo Verde - The links between tobacco control and sustainable development are reflected in the 2030 Agenda for Sustainable Development. Tobacco use exacts an enormous toll on health and development. Killing more than 7 million people each year, tobacco use costs the world an estimated US$1.4 trillion in health care costs and productivity losses. With tobacco use costing the global economy 1.8% of GDP annually, a range of ministries such as finance, economy and commerce must play a central role in setting and implementing policies to reduce its consumption.

A 2014 decision by the Conference of the Parties of the WHO Framework Convention on Tobacco Control (Decision FCTC/COP6/17) invited UNDP, with partners, to assess the economic impact of tobacco use and cost the implementation of the WHO FCTC.

Under the FCTC 2030 project, funded by the United Kingdom, UNDP, the Framework Convention on Tobacco Control Secretariat, WHO and the Research Triangle Institute (RTI) International jointly conducted a national tobacco control investment cases for Cabo Verde.
The investment case calculates the health and economic costs of tobacco consumption, the costs of implementing selected WHO FCTC measures, and the return on investment (ROI) to those investments over a 5- and 15-year period, in terms of lives saved and economic costs averted. The calculation of tobacco-attributable costs includes both direct health care costs and indirect, or ‘hidden’, productivity losses. The total costs of tobacco consumption are expressed as a percentage of gross domestic product (GDP). The cases generate evidence to secure buy-in and ownership of WHO FCTC implementation across government.

 

Caso de Investimento no Controlo do Tabaco em Cabo Verde - A relação entre o controle do tabaco e o desenvolvimento sustentável estão refletidas na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O consumo de tabaco tem um enorme impacto na saúde e no desenvolvimento. Provocando a morte de mais de 7 milhões de pessoas a cada ano, o consumo de tabaco custa ao mundo cerca de US $ 1,4 trilhão em custos de saúde e perdas de produtividade. Com o consumo de tabaco custando anualmente à economia global 1,8% do PIB, uma série de ministérios, como finanças, economia e comércio, deve desempenhar um papel central na definição e implementação de políticas para reduzir seu consumo.

 Uma decisão de 2014 da Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS (Decisão FCTC / COP6 / 17) convidou o PNUD,  e outros parceiros, para a avaliar o impacto económico do uso do tabaco e os custos da implementação da CQCT da OMS.
 
No âmbito do projeto FCTC 2030, financiado pelo Reino Unido, o PNUD, a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, a OMS e o Research Triangle Institute (RTI) International conduziram conjuntamente um estudo nacional sobre o controle do tabagismo para Cabo Verde.

O caso de investimento calcula os custos de saúde e económicos do consumo de tabaco, os custos de implementação de medidas selecionadas da CQCT e o retorno sobre investimento (ROI) para esses investimentos num período de 5 e 15 anos, em termos de vidas salvas e em termos económicos e custos evitados. O cálculo dos custos atribuíveis ao tabaco inclui tanto custos diretos de assistência médica quanto indiretos, ou perdas de produtividade "ocultas". Os custos totais do consumo de tabaco são expressos em percentagem do produto interno bruto (PIB). Os casos geram evidências para garantir a adesão e apropriação da implementação da CQCT da OMS pelo Governo.

Poderá ainda consultar o infografico onde as imagens ilustram de forma resumida o estudo de caso de investimento no controlo do tabaco.

 

Situação da População Mundial 2019 - O Relatório sobre a Situação da População Mundial é publicado anualmente pelo UNFPA desde 1978. A cada ano, o relatório enfoca questões de interesse da atualidade relacionadas a população e desenvolvimento. Em 2019, o relatório Situação da População Mundial: Um Trabalho Inacabado transmite mensagens que mostram que a liberdade e os direitos reprodutivos são uma realidade para muitas mulheres, ao mesmo tempo em que, no caso de outras, ainda há uma série de desafios e barreiras para o pleno exercício desses direitos

 

 

 

Sistema Nacional de Inovação de Cabo Verde - Medição, análise e recomendações de políticas -O projeto é promovido pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério das Finanças, Secretária de Estado para a Inovação e Formação Profissional e a Pro-Empresa, implementado com o apoio técnico da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI).

O mapeamento e medição do Sistema Nacional de Inovação Cabo-Verdiano (CVNSI), através da aplicação da metodologia de inquérito da ONUDI, vai permitir que o Governo de Cabo Verde melhore a sua eficiência e eficácia na elaboração de políticas baseadas em evidências e obtenha instrumentos de monitoramento da implementação de políticas relacionadas ao papel da ciência e da tecnologia na sua economia. Esta medida também permitirá que o Governo priorize quais as variáveis políticas que merecem maior e imediata atenção em termos de planeamento de incentivos à economia, assim como a formulação de medidas de apoio a setores específicos no que diz respeito ao papel das instituições baseadas no conhecimento e empresas de alta e média tecnologia no desenvolvimento de inovação intensiva.

 

 

Estudos das Cadeias de Valor dos Setores da Banana, Papaia, Batata, Mandioca e Leite e seus Derivados em Cabo Verde - O estudo teve como objetivo analisar cinco cadeias de valor no agronegócio, nomeadamente, a banana, a papaia, a batata, a mandioca e o leite e seus derivados. O trabalho foi promovido pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) e contou com a assistência técnica da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI). O estudo consistiu num diagnóstico das cadeias de valor relacionados com os seguintes tópicos: energia, água, governança, qualidade, sector público/privado e integração de mercado. A metodologia utilizada foi “as 7 dimensões das cadeias de valor” da ONUDI e teve como resultado o mapa da cadeia de valor com as atividades dos atores de cada cadeia, o diagnóstico por dimensão, avaliação das restrições e uma análise "SWOT".

 

Programme for Consolidating Economic Governance and Public Finance Management systems in the PALOP-TL (Pro PALOP-TL SAI (Phase II)

 

 

 

 

 

Programme for Consolidating Economic Governance and Public Finance Management Systems (PFMS) in the PALOP-TL Pro PALOP-TL SAI (Phase II) Joint EU|UNDP Communications & Visibility Plan)

 

 

 

 

CABO VERDE 2030 - Relatório II Fórum Nacional de Transformação - A realização do II Fórum constituiu um espaço para que todos os quadrantes da Nação cabo-verdiana, nas ilhas e na diáspora, pudessem juntos e de forma convergente, partilhar do desenho prospetivo do Cabo Verde para o futuro. As intervenções realizadas durante o II Fórum Nacional de Transformação revestiram-se de enorme interesse estratégico e abrangeram, temas tão diversos como a cidadania e o compromisso, os desafios da sociedade do conhecimento e a importância da inovação e da competitividade para um crescimento sustentável, bem como nas mudanças de atitudes e de comportamentos, numa perspetiva nacional de longo alcance. A realização do Forum, entre outras, contou com a parceria das Nações Unidas em Cabo Verde.

 

Comparative analysis on gender-responsive approaches to climate change adaptation under the UNDP - Canada Climate Change Adaptation Facility (CCAF) - The brochure, with its tables provide a quick snapshot of this context across the six CCAF countries, focusing on the relationship between both men and women and the specic physical, social, economic and environment conditions. Important aspects emerging from this analysis are the dierent roles of men and women, their dierent levels of access to resources, and the dierentiated knowledge and capacity held by each group.

 

UNICEF-Relatório Situação Mundial da Infância 2015-Em todo o mundo, ocorre uma revolução inovadora para as crianças–frequentemente nos lugares mais inesperados– liderada cada vez mais pelos próprios jovens. Estimuladas por criatividade, conectividade e colaboração, surgem novas maneiras de solucionar problemas – em laboratórios de projetos tecnológicos e de universidades, em organizações e empresas de desenvolvimento, em cozinhas e centros comunitários. Para comemorar o 25o aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança, esta edição do relatório Situação Mundial da Infância destaca o trabalho de jovens inovadores notáveis que já estão reimaginando o futuro–e convida o mundo a juntar-se a esse movimento crescente para fazer avançar os direitos de cada criança.

 

UNFPA - Relatório Situação Mundial da Populção 2015 -Este ano o relatorio do UNFPA define nova agenda para a resposta humanitária e reforça apoio à milhões de pessoas deixadas para trás As necessidades em saúde de mulheres e adolescentes são muitas vezes negligenciadas na resposta humanitária aos desastres naturais e conflitos em todo o mundo, mesmo quando suas chances de viver ou morrer em uma crise dependam do acesso a serviços de saúde sexual e ações de saúde sexual e reprodutiva, como atenção de parteiras e parteiros profissionais, ou outros profissionais especializados, e prevenção do HIV, diz um novo relatório divulgado hoje pelo UNFPA, o Fundo de População das Nações Unidas.

 

L'industrialisation par le commerce - Rapport Economique sur L´Afrique 2015 -Le rapport attire l'attention sur la structure des exportations africaines et sur le fait qu'il faut apporter de la valeur ajoutée aux exportations en recourant à la transformation et à d'autres activités industrielles. Il dégage le rôle de la politique commerciale dans la promotion des biens intermédiaires, à savoir, créer, valoriser et intégrer ces produits dans des chaînes de valeur. Il est important de suivre cette direction pour intégrer la dynamique du commerce et de la production industrielle modernes dans les tâches et activités, et pas seulement dans les produits finis. English version   Presention PPT

 

 

Avaliação das Necessidades Pós-Desastre (PDNA) Erupção Vuncânica do Fogo - Este é um relatório elaborado pelo Governo de Cabo Verde, com o apoio técnico e financeiro das Nações Unidas (NU): nomeadamente, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP), Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UNHABITAT), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da União Europeia (EU), do Banco Mundial (BM), da Global Facility for Disaster Reduction and Recovery (GFDRR), e do Governo do Luxemburgo. Versão portuguesa - English version

 

 

The Millennium Development Goals Report 2015 - This report is based on a master set of data that has been compiled by the Inter-Agency and Expert Group on MDG Indicators led by the Department of Economic and Social Affairs of the United Nations Secretariat, in response to the wishes of the General Assembly for periodic assessment of progress towards the MDGs. The Group comprises representatives of the international organizations whose activities include the preparation of one or more of the series of statistical indicators that were identified as appropriate for monitoring progress towards the MDGs, as reflected in the list below. A number of national statisticians and outside expert advisers also contributed.

 

Relatório ODM - Cabo Verde 2015 - A globalização, o desenvolvimento, a equidade e as parcerias mundiais, constituem, hoje, vectores chaves da dinâmica do desenvolvimento. As Nações Unidas, suas organizações especializadas e organizações internacionais parceiras do desenvolvimento vêm assumindo um papel decisivo no contexto da governabilidade global, promovendo estratégias de desenvolvimento nas áreas tão sensíveis e estratégicas como a luta contra a pobreza e a fome, o desenvolvimento sustentável, a boa governação, o equilíbrio de género, a luta contra as doenças infecciosas, o narcotráfico, o terrorismo, etc.

Nesse quadro global os países e toda a comunidade internacional assumiram, em 2000, o desiderato da realização dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM), até o ano corrente de 2015, através de acções dos governos e da sociedade em geral. Em Cabo Verde, desde então tem havido um forte comprometimento dos governos, dos municípios e da sociedade civil quanto à realização dos ODM. O sistema das Nações Unidas em Cabo Verde tem desenvolvido um papel de enquadramento e promoção de resultados quando à realização dos ODM.

 

Programa Conjunto Apoio à Segurança Alimentar e Nutricional nas Escolas -Les Objectifs du Programme conjoint sont: 1. Maintenir et améliorer l'accès des élèves des écoles primaires et maternelles publiques à des repas scolaires équilibrés (Renforcement de la capacité institutionnelle de gestion du Programme National d'Alimentation Scolaire - PNAS) ; 2. Diversifier les repas scolaires avec des produits locaux et générer des opportunités économiques pour les producteurs locaux (Approvisionnement des cantines scolaires) ;
3. Améliorer les connaissances et compétences des élèves et du personnel des écoles primaires et maternelles en nutrition et hygiène alimentaire (Éducation alimentaire et nutritionnelle)
4. Améliorer la gestion et la qualité des services fournis par les cantines des écoles primaires et maternelles (Gestion des cantines scolaires)

Materiais de comunicação

Desdobrável sobre o Programa Conjunto

Desdobravel relativamente à Lei 2015

Ficha Técnica do Programa Conjunto

Ficha de Compras Locais

Flyers Componentes do UNJP/2015

 

 

Estudo sobre as competências das crianças à entrada do ensino básico (versão portuguesa estará disponivel brevemente)

Este estudo vem trazer informações sobre as competências adquiridas pela criança no momento da sua admissão no ensino básico, o que nos permite entender os fatores que afetam a variabilidade no desempenho individual de cada criança. Os resultados desta avaliação, realizada com assistência técnica e financeira do UNICEF em Cabo Verde e do Escritorio Regional do UNICEF, irão contribuir para apoiar o país na tomada de decisões eficazes e adequadas ao contexto nacional, visando promover a cobertura do pré-escolar universal e melhorar a sua qualidade, com o objetivo maior de obter assim uma educação básica bem sucedida.

Versão inglesa:Early learning assessment children entering primary education in Cabo Verde

Posição Comum Africana (PCA) sobre a Agenda pós 2015

Posição Comum Africana (PCA) sobre a Agenda Pós 2015 tem como objectivo engajar Stakeholders africanos a aprofundarem os seus conhecimentos e a evolução da negociação e esforços de advocacia para reforçar a apropriação do PCA assim como reforçar e fortalecer as parcerias com os Stakeholders Não Africanos. O PCA inclui sete mensagens estratégicas como: o engajamento da Africa em relação aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM´s) com um enfoque especial nas áreas da saúde e educação, numa agenda de desenvolvimento sustentável e na necessidade promover  a paz e segurança no continente.

Mudanças Climáticas - Relatório do IPCC adeverte: as mudanças climáticas irão afetar a todos e em todos os lugares

O mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) – denominado “Mudanças Climáticas 2014: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade” – afirmou que os efeitos das mudanças climáticas, em sua maior parte, ocorrem pela mal preparação para seus riscos. O documento alerta que, embora ações possam ser tomadas, a gestão de impactos do fenómeno será difícil em meio a um planeta aquecendo rapidamente.

2012 One UN Programme Annual Report

The 2012 One UN Annual Report outlines the work of the United Nations in Cape Verde over the last year. The report is structured following the four thematic areas of the UNDAF, depicting the current context along with major challenges. It also shows the progress and major results achieved by national partners in 2012 with the support of the UN family in Cape Verde. In each of the sections of the report, the reader will find short examples portraying personal experiences and showing the impact that UN activities and programmes have on the population. Finally, the report also includes a financial section detailing expenditures and delivery rates with regard to the 2012 UN Programme, including those made within the framework of the Multi-Donor Trust Fund (MDTF) - Cape Verdean Transition Funds (CVTF).

ODM - Avaliando o Progresso da África rumo aos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio - Relatório 2013

África Subsaariana deve fornecer o acesso universal aos empregos decentes e serviços sociais para fazer progressos decisivos no desenvolvimento, diz o último relatório sobre o progresso do continente na luta contra a pobreza. O relatório, avaliando Avaliando o Progresso em África rumo aos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio é uma publicação anual conjunta do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), a Comissão Económica para África (CEA), o Comissão da Comissão da União Africano (AUC) eo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD). Mais informações no documento.

Estudo "2011 Quem beneficia com a liberalização do comércio em Cabo Verde? Uma perspectiva de género

A realização do presente estudo insere-se no âmbito das actividades da CNUCED voltadas para o tratamento integrado das questões de comércio, género e desenvolvimento, e implementadas pela organização em conformidade com seu mandato. Mediante o exame de experiências vivenciadas por países específicos, a CNUCED busca contribuir não só para a análise da relação existente entre políticas comerciais e igualdade de género como também para o debate internacional ligado a essa matéria.

2011 One UN Programme Annual Report

This is the third annual report on the One UN Programme in Cape Verde, covering the year 2011. The report highlights joint efforts and achievements of the UN System, the Government and Civil Society within the framework of the One Programme. It includes both programmatic and financial reporting. It gives concrete examples of the development impact of the "Cape Verde Transition Fund" -- both how those funds were used, and how they complemented additional resources available to the UN system (e.g. core funds plus contributions resulting from other resource mobilization efforts). The report shows how UN system activities have supported national priorities as defined in the Cape Verdean Growth and Poverty Reduction Strategy Paper (GPRSP II).

Relatório de Desenvolvimento Humano

Uma das evoluções mais interessantes dos últimos anos tem sido o amplo progresso registrado no desenvolvimento humano de muitos países em desenvolvimento e a sua emergência no cenário mundial: a “ascensão do Sul”. A crescente diversidade de vozes e poderes questiona os princípios que nortearam os tomadores de decisão e serviram de baseàs principais instituições do período pós Segunda Guerra Mundial. Estas vozes mais fortes do Sul exigem estruturas mais representativas de overnança internacional que expressem os princípios da democracia e da equidade.

Relatório sobre o Estado do Voluntariado Mundial

Este relatório tem seu foco nos valores universais que motivam voluntários ao redor do mundo em prol do bem comum e no impacto das ações dos voluntários nas sociedades e em indivíduos. Acreditamos no poder do voluntariado para promover a cooperação, encorajar a participação e contribuir para o bem-estar dos indivíduos e da sociedade como um todo. Neste site pode encontrar o resumo em português. Se quiser ler o Relatório completo pode aceder neste link: Relatório sobre o Estado do Voluntariado Mundial versão integra.

 

I Relatório Nacional de Direitos Humanos

Este documento elaborado duma parceria entre a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Cabo Verde faz uma análises crítica sobre a situação sobre os direitos humanos no país. Faz ainda um levantamento o exaustivo das obrigações que Cabo Verde assumiu ao se vincular a um conjunto de convenções e costumes internacionais nesse domínio, com um olhar sobre o Direito Internacional de Protecção da Pessoa Humana no geral e sobre o Direito Internacional dos Direitos Humanos em particular.

 

Relatório de análise da situação da Criança e Adolescente em Cabo Verde 2011

O Relatório tem o foco nos direitos das crianças e adolescentes, e nos aspectos que proporcionam ou dificultam a realização desses direitos. Pretende promover o diálogo político e a elaboração de políticas públicas a favor das crianças e dos adolescentes. A sua finalidade é analisar a situação de crianças e adolescentes em Cabo Verde, tendo como perspectiva a análise de desigualdades e iniquidades, e identificar as lacunas que impedem a plena realização dos direitos de crianças e adolescentes no país.

Relatório do Desenvolvimento Humano de 2011

Este documento oferece novos e importantes contributos para o diálogo global sobre este desafio, mostrando como a sustentabilidade está indissociavelmente ligada às questões básicas da equidade – ou seja, a problemas de imparcialidade e justiça social e de um maior acesso a melhor qualidade de vida. A sustentabilidade não é, de modo exclusivo ou mesmo essencial, uma questão ambiental, tal como este Relatório tão persuasivamente defende. Tem fundamentalmente a ver com a forma como decidimos viver as nossas vidas, com a consciência de que tudo o que fazemos tem consequências para os 7 mil milhões de pessoas que nos rodeiam actualmente, bem como para os milhares de milhões que se seguirão nos séculos vindouros.

Relatório sobre a Situação da População Mundial 2011

Sete bilhões de pessoas estarão habitando a Terra em 31 de outubro de 2011. O marco dos 7 bilhões vem assinalado por vitórias, revezes e paradoxos. Embora as mulheres estejam tendo, em média, menos filhos que na década de 1960, os números continuam a crescer. Globalmente, as pessoas estão mais jovens – e mais velhas – que antes. Em alguns dos países mais pobres, altas taxas de fecundidade dificultam o desenvolvimento e perpetuam a pobreza, enquanto em alguns dos mais ricos os baixos níveis de fecundidade e a reduzida quantidade de pessoas Pedestres na Cidade do México que ingressam no mercado de trabalho levantam preocupações sobre as perspectivas de crescimento econômico sustentável e sobre a viabilidade dos sistemas previdenciários. Enquanto a falta de mão de obra ameaça bloquear as economias de alguns países industrializados, desempregados em países em desenvolvimento – que poderiam se tornar migrantes – estão encontrando fronteiras nacionais cada vez mais fechadas para eles e para a experiência que poderiam oferecer. E embora esteja havendo progresso na redução da extrema pobreza, a distância entre ricos e pobres vem se ampliando em quase todos os lugares.

 

Relação da Organização do Espaço Urbano e a Violência Urbana em Cabo Verde

Este Estudo RSA (Rapid Situation Assesment) "Relação da Organização do Espaço Urbano e a Violência Urbana em Cabo Verde" analisa a existência de uma eventual correlação, num quadro de relação de determinação, dominância ou de influenciação entre o planeamento, gestão e organização dos espaços urbanos e violência vivida nas cidades. Publicado pelo Ministério do Ambiente, Habitação e Ordenamento do Território (MAHOT), em parceria com Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT) e no âmbito do Programa de Desenvolvimento Urbano Local assinado em 2009 e inscrito no Programa Único das Nações Unidas em Cabo Verde (ONE UN).

 

Relatório de Progresso na Execução dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio em Cabo Verde

Cabo Verde aceitou o desafio lançado pela ONU para implementar medidas de políticas, para que até o ano 2015 um conjunto de objectivos e metas seja realizado. A produção deste relatório constitui, a um só tempo, um importante momento de seguimento dos engajamentos assumidos em relação aos 8 objectivos fixados; de integração interinstitucional, envolvendo as instituições públicas (nacionais, regionais e locais), privadas e comunitárias. A publicação de dados e indicadores resultantes dos exercícios estatísticos mais recentes (2006 e 2007) conduzidos pelo INE e pelos ministérios em colaboração com o INE vem trazer maior consistência à análise.

 

Prix des Denrées Alimentaires

Entre 2005 et 2008, les prix mondiaux des produits alimentaires de base ont atteint leur plus haut niveau depuis 30 ans. Au cours des 18 derniers mois de cette période, le prix du maïs a augmenté de 74 pour cent tandis que celui du riz a pratiquement triplé, avec une hausse de 166 pour cent. Des émeutes de la faim ont explosé dans plus de 20 pays et des éditorialistes ont décrété que l'alimentation bon marché n'était plus qu'un souvenir. Après les sommets atteints en juin 2008, les prix ont cependant recommencé à baisser – chutant de 33 pour cent en six mois.

The State of Food and Agriculture addresses Women in agriculture

This edition of The State of Food and Agriculture addresses Women in agriculture: closing the gender gap for development. The agriculture sector is underperforming in many developing countries, and one of the key reasons is that women do not have equal access to the resources and opportunities they need to be more productive. This report clearly confirms that the Millennium Development Goals on gender equality (MDG 3) and poverty and food security (MDG 1) are mutually reinforcing. We must promote gender equality and empower women in agriculture to win, sustainably, the fight against hunger and extreme poverty.

 

Adolescence - An Age of Opportunity (The state of the world's children 2011)

Adolescence is an age of opportunity for children, and a pivotal time for us to build on their development in the first decade of life, to help them navigate risks and vulnerabilities, and to set them on the path to fulfilling their potential. The world is home to 1.2 billion individuals aged 10–19 years. These adolescents have lived most or all of their lives under the Millennium Declaration, the unprecedented global compact that since 2000 has sought a better world for all. Many of their number have benefited from the gains in child survival, education, access to safe water, and other areas of development that stand as concrete successes of the drive to meet the MDGs.

 

One UN in Cape Verde - On the Road to the MDGs

Cape Verde has aligned its national planning with the Millennium Development Goals (MDGs), which are identified in its Growth and Poverty Reduction Strategy Paper II (GPRSP-II 2008-2011). It has reiterated its priorities since graduating from the LDC Group and acceding to the WTO, and is working in collaborative partnership with all its development partners to attain the goals outlined in its vision.

One UN in Cape Verde - An Emerging Nation

Cape Verde is a showcase of how good governance and investments in human capital can make a real development difference and put the country on track to achieve the Millennium Development Goals. The UN is a proud partner to Cape Verde in its efforts to improve the living conditions of its citizens, especially the most vulnerable. Cape Verde is an emerging nation with a truly transformational development agenda. Since achieving independence in 1975, it has evolved into a stable democracy, making considerable progress in terms of growth of gross domestic product (GDP) and income per capita, as well as on human development indicators.

Rapport OMD 2010

Le rapport 2010 sur l'Évaluation des progrès accomplis en Afrique dans la réalisation des OMD repose sur les dernières données harmonisées issues des agences des Nations Unies (ONU) ou des bases de données de statistiques de l'Organisation pour la coopération et le développement économiques (OCDE). La Division de statistique des Nations Unies (DSNU) est le dépôt d'archives officiel des données destinées à l'évaluation des avancées enregistrées en matière de réalisation des objectifs du Millénaire pour le développement (OMD).

Cap Vert - Enquête sur l'approche des banques et des institutions financières pour favoriser les transferts de fonds et les investissements des femmes migrantes

La migration internationale, une réalité mondiale, se réfère au mouvement des personnes d'un pays à un autre. La migration est un phénomène complexe, elle peut être motivée par différents facteurs. La migration pour le travail est l'une des formes de migration les plus fréquentes. Au niveau global, on estime qu'il y a 86 millions de travailleurs migrants, dont près de la moitié sont des femmes

Migration in Cape Verde - Country Profile 2009 (Portuguese)

Cape Verde has a strong tradition of emigration. It is deeply rooted in Cape Verdean society as a strategy for achieving success. However, there has been a decrease of this growing trend. Taking into account the rate of net migration, it appears that the values of this indicator have been declining since the 1970-1975, where it reached -19.1 migrants by thousand inhabitants, while in 2005-2010 the figures point to -5.1 and is expected to decline to -4.7 migrants per thousand inhabitants in 2010-2015.

One Programme in Cape Verde Annual Report 2009

The report allows the reader to see how contributions to the "Cape Verde Transition Fund" were used, and how those funds complemented the additional resources available to the UN system. It shows how all funds made available to the UN have contributed to national priorities as defined in the Cape Verdean GPRSP‐II (2008‐2011) during 2009. The Cape Verdean GPRSP‐II, the National Development Plan, was formulated with the Millennium Development Goals as a key reference. Examples of the country's commitment to achieve the MDG's are found throughout this report.

Cape Verde Stocktaking Report 2008

The most pressing objective shared by the Government and the UNCT was to approve and launch the One UN Programme. After several meetings between Government officials and the UNCT, and a final technical validation meeting involving Line and Central Ministries and participating UN Agencies, the "One Programme" was signed and launched on 1st July 2008. The launch took place during the biannual meeting of the Groupe d'Appuie a la Transition (GAT) that brings all resident and non‐resident development partners to Cape Verde to dialogue and discuss support...

One Programme in Cape Verde 2008-2011 (English)

The One Programme's objective is to maximise and make efficient use of the joint contributions of participating Agencies to better support Cape Verde national policies in accelerating economic growth, promoting competiveness, creating productive employment and fighting poverty. The One Programme therefore aims to help the Government implement national priorities, such as those proposed at the Forum that assembled the Government, the United Nations System and Civil Society together at Praia on the 22nd of October, 2007 concerning...

One Programme in Cape Verde 2008-2011 (French)

Un pays ouvert au monde, avec un système productif fort et dynamique, inscrit dans la valorisation de son capital humain, de la formation technologique et de sa culture. Une société solidaire, de paix et de justice sociale, démocratique , ouverte et tolérante.Un pays doté d'un développement humain durable, avec un développement régional équilibré, le sens de l'esthétique et de l'environnement, fondé sur une conscience écologique développée...

 

Share |