Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

 

 

Conferência de Alto Nível sobre os Obectivos de Desenvolvimento Sustentável nos Pequenos Estados Insulares e de Rendimento Médio

O Governo de Cabo Verde,através do Centro de Políticas Estratégicas, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério das Finanças e do Planeamento organizaram, em parceria com o Sistema das Nações Unidas, de 09 e 10 de junho, uma Conferência de Alto Nível, subordinado ao tema "Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, e Paises de Rendimento Médio".


O evento teve como objectivo contribuir para informar e melhorar as políticas de orientação em áreas prementes discutindo: a promoção da apropriação nacional dos ODS; a integração dos ODS nas estratégias nacionais de crescimento e no sistema de planeamento; formas inovadoras de financiamento para o desenvolvimento, com particular atenção às especificidades dosPequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, e Países de Rendimento Médio .

Além de pertencer aos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, Cabo Verde, como um país de rendimento baixo-médio graduado do grupo dos Países Menos Desenvolvidos em finais de 2007 continua a enfrentar desafios cada vez maiores em termos de financiamento ao desenvolvimento. Cabo Verde continuará a depender fortemente de parcerias internacionais e de recursos externos para financiar o seu desenvolvimento.

Com o aproximar do prazo de implementação dos ODM fim 2015, Cabo Verde elaborou nos últimos dois anos uma série de consultas sobre os ODM e Agenda pós-2015 num esforço nacional para avaliar o seu estado actual de desenvolvimento, ao mesmo tempo que se prepara para o horizonte 2015 e os objectivos do desenvolvimento sustentável. De facto, durante o processo de consultas sobre a agenda pós - 2015, as principais prioridades para o desenvolvimento apontadas nos inquéritos incluem melhores serviços de saúde, qualidade de educação, menos crime e violência e mais oportunidades de emprego, especialmente entre os jovens.

Um dos resultados chave do Fórum Nacional, que teve lugar em Maio de 2014 e que procurou obter um consenso nacional sobre a perspectiva para Cabo Verde em 2030 foi uma necessidade urgente de priorizar a sustentabilidade dos objectivos do desenvolvimento do país.

O programa da Conferencia  promoveu um debate interativo e contou com a presença de representantes e personalidades de alto nível dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento  Africanos.

O evento teve ainda com a participação de oradores que fazem parte das estruturas governamentais, do sector privado, da sociedade civil, academia e das organizações internacionais. A conferência foi direccionada particularmente para os decisores políticos, a sociedade civil, membros da comunidade internacional em Cabo Verde.

 

DECLARAÇÃO DA PRAIA - Conferência de Alto Nível sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, e Países de Rendimento Médio - versão portuguesa

PRAIA DECLARATION - High level Conference on Sustainable Developement Goals in Middle Income and Small Island Developing Countries (SIDS) - english version

DECLARATION DE PRAIA - Conférence de Haut Niveau sur les Objectifs du Developement Durable dans les Petits Etats insulaires en Dévelopement et à Revenu
Intermédiaire- version française

Recortes de Imprensa