Escritório do/a Coordenadora/a Residente

A Equipa das Nações Unidas (UN Country Team/UNCT) em Cabo Verde integra os Chefes de Agências/Programas/Fundos da ONU e é liderada pelo/a Coordenador/a Residente (RC). O UNCT trabalha de forma conjunta para apoiar Cabo Verde na realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e para o cumprimento dos objectivos e das prioridades de desenvolvimento nacionais, através da execução do Programa de Cooperação, concebido numa abordagem baseada nos direitos humanos. Este programa utiliza uma estrutura combinada e coordenada de planificação entre todas as agências residentes e não residentes que participam na iniciativa do “Delivering as One”.

Denominado o "One Leader", no âmbito da iniciativa da ONU "One UN", o RC assume a liderança das questões comuns que requeiram que a equipa de país fale numa só voz e apresente uma posição comum das Nações Unidas no país. Ele / ela orienta o desenvolvimento estratégico e a gestão da "One UN Initiative" das Nações Unidas e promove decisões conjuntas, concertadas e consensuais de todos os representantes das agências especializadas e de fundos e programas que cooperam no país através do Programa Único.

O "One Leader" actua como porta-voz do Programa “One UN” e lidera as relações com o governo, doadores e parceiros de desenvolvimento para garantir que as Nações Unidas em Cabo Verde actuem de forma coordenada e contribuam, com maior eficácia e eficiência, para a melhoraria das condições de vida do(a)s cabo-verdianos/as.

O Coordenador Residente tem como suporte o Gabinete do Coordenador Residente, que lhe dá apoio directo, assim como Equipe Nacional da ONU. Apoia na coordenação dos trabalhos das agências não residentes no país mas que participam no Programa Único. Como acontece noutras paragens, o/a Representante Residente do PNUD no país é a entidade designada para actuar enquanto Coordenador/a Residente.

O UNCT reúne-se regularmente para discutir e decidir sobre questões relacionadas com a implementação e gestão do programa e do processo da reforma das Nações Unidas, congregando as experiências e as melhores práticas para alcançar uma melhor eficiência e eficácia das actividades das Nações Unidas no país, em apoio aos esforços nacionais.

Cabo Verde é um dos oito países-piloto do "Delivering as One" que implementam a reforma das Nações Unidas no terreno.