Notícias

 

17 de Outubro - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza - Mensagem do Secretario Geral das Nacoes Unidas

Nações Unidas, 17 de Outubro

Durante décadas, as Nações Unidas têm trabalhado para libertar as pessoas da pobreza.

Alcançamos grandes progressos, mas hoje esses progressos estão comprometidos.

Demasiadas pessoas vivem com medo:

Medo de perder os seus empregos; Medo de não serem capazes de alimentar as suas famílias; Medo de ficarem para sempre sob o espectro da pobreza, privadas do direito humano de viver com saúde, dignidade e esperança no futuro.

Podemos fazer face aos desafios que enfrentamos actualmente: a crise económica, as mudanças climáticas, o aumento dos preços dos alimentos e da energia e os efeitos dos desastres naturais. Podemos superá-los colocando as pessoas no centro das nossas actuações.

Frequentemente verifico nos debates decisivos sobre o nosso futuro a ausência de três grupos: os pobres..., o jovens e... o planeta.

Enquanto trabalhamos para evitar uma crise financeira mundial, devemos trabalhar para evitar também uma outra crise no domínio de desenvolvimento. Não podemos, em nome da austeridade fiscal, renunciar aos investimentos no capital humano desafiando o senso comum. Pode-se deter a malária. Pode-se conseguir um retrocesso do VIH-SIDA. Pode-se salvar a vida milhões de mães durante o parto. Pode-se gerar emprego e crescimento mediante investimentos ecológicos.

Isto não é apenas teoria: está acontecendo. Não é o momento de marcha atrás.

É o momento de avançarmos com mais empenho para alçarmos os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. É o momento de se preparar para se tirar o máximo do Rio+20, a conferência decisiva sobre o desenvolvimento sustentável, que será realizada no próximo ano.

Juntos, oiçamos as vozes das pessoas e lutemos pelas suas esperanças e aspirações. Assim é como construiremos para construir um mundo sem pobreza.

Share |