Notícias

 

Para fazer da lavagem das mãos uma prioridade quotidiana, os parceiros do Dia Mundial da Lavagem das Mãos e milhões de outras pessoas mobilizam-se um pouco por todo o mundo

Nova York/Geneve, 15 de Outubro 2010 - Neste terceiro ano consecutivo de comemoração do dia Mundial da Lavagem das Mãos, mais de 200 milhões de alunos, pais, mães, professores, celebridades e responsáveis governamentais irão lavar as mãos com sabão, nos quatro cantos do globo. Mas os seus objectivos vão para além do simples facto de ter as mãos limpas.

Este ano o tema - Mais do que um dia apenas - foi escolhido para fazer deste gesto tão simples, que pode salvar milhões de vidas, um hábito regular que perdure para além do pôr do sol do dia 15 de Outubro.

Os parceiros do Dia Mundial da Lavagem das Mãos, encorajam esta mudança de comportamento, não somente organizando actividades em mais de 80 países para sensibilizar as populações sobre os benefícios de tal prática, mas também asseguram que as escolas e as comunidades beneficiem do apoio de que necessitam para fazer desta pratica um hábito rotineiro. É por esta razão que a Parceria Publico-Privada para a Lavagem das Mãos com sabão (PPPLM) propõe novos instrumentos que ajudarão os países em desenvolvimento a não fazerem do acto apenas um gesto quotidiano distraído, mas sim um hábito positivo.

A cada ano, as doenças diarreicas e a infecções respiratórias agudas provocam a morte de mais de 3,5 milhões de crianças menores de cinco anos. Lavar as mãos com agua e sabão, sobretudo em momentos críticos - após ter utilizado a casa de banho ou antes de manipular os alimentos - ajuda a reduzir em mais de 40% a incidência das doenças diarreicas. No entanto, este gesto simples, não é praticado de forma natural.

O Dia Mundial da Lavagem das mãos traz à luz a importância da lavagem das mãos com sabão, uma das intervenções sanitárias mais eficazes e mais económicas. Actualmente esta mensagem é transmitida nos momentos de lazer e recreação, nas salas de aula, nos centros comunitários, nos espaços públicos e na media.

De entre as actividades a serem desenvolvidas um pouco por todo o lado, destacam-se:

• Demonstração de lavagem das mãos no Sri Lanka, com alunos e diversos responsáveis;
• Demonstrações de lavagem das mãos com sabão no Vietnam, Lagos, e Síria;
• Concursos entre alunos na Etiópia e lançamento de uma campanha mediática ;
• Spots publicitários na rádio e televisão em Guiné Conacry para apresentar ao publico a boa forma de lavar as mãos;
• Instalação de torneiras em cisternas nas ilhas Fidji, no âmbito de uma campanha nacional;
• O Presidente do Alto Conselho das Colectividades Locais do Mali inaugurará as manifestações nacionais de celebração;
• A Venezuela lançará uma campanha nacional "Inquérito em cem escolas" para conhecer a situação e as práticas higiénicas nas escolas.

Em Cabo Verde, esta prevista a realização de actividades um pouco por todo o país. Na Praia haverá o acto central na escola Eugénio Tavares onde decorrerá uma cerimónia oficial presidida por S. Excia o Senhor Ministro da Educação, Dr. Octavio Tavares. Estarão presentes ainda a Coordenadora residente do Sistema das Nacoes Unidas e Representante do UNICEF, Senhora Petra Lantz, bem como artistas, alunos e professores.

Na ocasião, será feita a entrega oficial, ao Ministério da Educação, de um donativo em sabão feito pela empresa CIMPOR- Cabo Verde, que sera distribuido posteriormente às escolas das localidades mais vulneráveis. Igualmente prevê-se uma apresentação de peça de teatro/animação e interacção com as crianças sobre a importância da lavagem das mãos com sabão. Alguns artistas como Princesito, Tete Alhinho, e o Palhaço Exclumbumba farão uma demonstração de lavagem das mãos juntamente com as crianças.

A Parceria Publico-Privada Mundial para a Lavagem das Mãos com Sabão é uma coligação internacional das partes integrantes que promovem a importância da lavagem das mãos e a saúde da criança. Estabelecido em 2001, tem como objectivo dar às famílias, as escolas e as comunidades dos países em desenvolvimento a possibilidade de prevenir a diarreia e as infecções respiratórias agudas através da promoção da prática universal da lavagem das mãos com sabão em momentos críticos.

Entre os 14 actores internacionais da coligação destacam-se l'Academy for Educational Development, os Centers for Disease Control and Prevention, Colgate-Palmolive, l'International Centre for Diarrhoeal Disease Research, Escola de Saúde Pública de Johns Hopkins University, London School of Hygiene & Tropical Medicine, Procter & Gamble, o Programa para Agua e Saneamento, The Water Supply and Sanitation Collaborative Council, o Banco Mundial, o UNICEF, Unilever, USAID e WaterAid.

Para mais informações visite : www.globalhandwashingday.org

Para os organismos audiovisuais: as imagens não editadas sobre a lavagem das mãos e mensagens publicas estão disponíveis no seguinte endereço: https://weshare.unicef.org/OrderPickup.html?key=S9861dd36-b338-43c0-911c-1fe8b29a9351

Ainda poderá visitar: http://www.facebook.com/globalhandwashingday

A propósito do UNICEF

O UNICEF trabalha em mais de 150 países e territórios para ajudar as crianças a sobreviverem e a se desenvolverem, desde a sua mais tenra idade ate ao fim da adolescência. Primeiro fornecedor mundial de vacinas aos países em desenvolvimento, o UNICEF apoia saúde e a nutrição das crianças, o acesso à agua potável e aos meios de saneamento, a uma educação básica de qualidade para todos os rapazes e raparigas e a protecção das crianças contra a violência, a exploração sob todas as formas e VIH-SIDA. O UNICEF é inteiramente financiado por contribuições voluntarias de particulares, de empresas, de fundações e de governos. Para saber mais sobre o UNICEF e o seu trabalho: www.unicef.org

Para mais informações :

Emily Meehan, UNICEF Média, New York, + 1 212 326-7224, emeehan@unicef.org
Katie Carroll, Partenariat public-privé pour le lavage des mains, + 1 202 884-8551, kcarroll@aed.org
Dave Trouba, Water Supply & Sanitation Collaborative Council (WSSCC), Genève, + 41 22 560 81 78, david.trouba@wsscc.org

Share |