Notícias

 

Cabo Verde Lança Campanha de Vacinação

A Ministra Adjunta e da Saúde, Dra. Cristina Fontes Lima, fez um apelo a todas as mães e pais do país, que tenham crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 5 anos, para que as façam vacinar contra a Poliomielite (também conhecida por Paralisia Infantil), durante Campanha Nacional de Vacinação, que decorrerá de 4 a 7 de Novembro em todo o território nacional.

Durante a cerimónia de lançamento da referida campanha, a Ministra Adjunta e da Saúde chamou ainda a atenção para a importância das vacinas, alertando ao mesmo tempo para as consequências desta doença, que para além de também ser uma doença mortal, acarreta sequelas, geralmente a paralisia dos membros inferiores.

De acordo com as autoridades nacionais da saúde, pretende-se nesses três dias vacinar cerca de 52 mil crianças. O objectivo é eliminar a circulação do vírus e erradicar a polio de Cabo Verde.

Recorde-se que desde o ano 2000 não se tem registado casos de Pólio em Cabo Verde, daí aquela responsável da saúde ter destacado a importância de se continuar a tomar as vacinas, a fim de evitarmos problemas futuros e combatermos a Poliomielite definitivamente.

O acto contou igualmente com a presença da Primeira Dama de Cabo Verde, Dra. Lígia Fonseca, para além de altos responsáveis e técnicos do Ministério da Saúde, bem como de funcionários das Nações Unidas.

Para as actividades de monitoramento independente da OMS durante a campanha, foram formados cerca de 90 Monitores Independentes do movimento nacional de voluntários que irão acompanhar toda a actividade de vacinação, durante o período de 5 a 9 de Novembro.

Esta campanha conta com a parceria e o apoio de diferentes parceiros nacionais e internacionais, nomeadamente Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Share |