Notícias

 

Governo de Cabo Verde e Nações Unidas assinam novo UNDAF 2012-2016

 


Nações Unidas, Praia, 22 de Junho de 2012 - No quadro das relações de cooperação existentes, o Governo de Cabo Verde e o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde (SNU) procedem à assinatura do UNDAF (United Nations Development Assistance Framework ) - Quadro de Assistência ao Desenvolvimento - para o quinquénio 2012-2016. O acto ocorreu esta manhã,  22 de Junho de 2012, no Ministério das Relações Exteriores, estando a Parte Cabo-verdiana representada pelo Director Nacional dos Assuntos Políticos e de Cooperação, Embaixador Fernando Wahnon Ferreira e o Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde pela Coordenadora Residente, Sra. Petra Lantz.


Alinhado com as estratégias nacionais de desenvolvimento, o próximo UNDAF visa apoiar os esforços de desenvolvimento do país, estabelecendo quatro pilares: 1- Crescimento Inclusivo e Redução da Pobreza; 2- Consolidação das Instituições, Democracia e Cidadania; 3- Redução das Disparidades e Iniquidades e 4- Sustentabilidade Ambiental e Adaptação às Mudanças Climáticas.


Paro o efeito, estão previstos 65 milhões de dólares a serem implementados durante a vigência do referido UNDAF e disponibilizados pelas 21 agências partes da iniciativa do Delivering as One (Juntos na Acção).


A ocasião serviu igualmente para se proceder à assinatura dos Planos de Trabalho para o ano de 2012, orçados em 11.994.994 USD, registando-se um decréscimo relativamente ao ano de 2011, ano em que foram desembolsados cerca de 14 milhões de dólares. Esta facto justifica-se devido à crise financeira internacional, que afectou também a disponibilização de recursos às Nações Unidas.


Ressalta-se que as Nações Unidas têm sido parceiro de Cabo Verde desde a Independência Nacional apoiando o seu desenvolvimento tendo como principais domínios de intervenção: integração da abordagem género no processo de desenvolvimento, a saúde reprodutiva e a planificação familiar, os direitos da mulher, desenvolvimento social das crianças e adolescentes; a luta contra a pobreza; a boa governação; a preservação do ambiente e os recursos naturais; a colecta e o tratamento de dados sócio-demográficos, combate á droga e HIV/SIDA.

 

Documentos relacionados

Download Cape Verde UNDAF 2012-2016
Download Cape Verde UNDAF 2012 - 2016 Action Plan
Download Plano de Trabalho Anual 2012
   

 

Share |