Notícias

 

Tecnologia ao serviço da juventude

 

Centro Movel

No âmbito do reforço das capacidades institucionais e da promoção do acesso às informações, as Nações Unidas apoiam a concretização do projecto de Centro de Juventude Móvel. A juventude de Santa Cruz e toda a Região Norte de Santiago é a primeira a ser beneficiada, num lote de quatro unidades previstas para serem implementados em outros municípios do país.


Nações Unidas, Cabo Verde, 8 de Abril – Jovens de Santa Cruz, residentes em localidades remotas do município, assim como de todas as localidades da Região de Santiago Norte, passam a beneficiar a partir de agora de um Centro Móvel, que tem como objectivo promover e garantir o acesso da população juvenil à informação e às novas tecnologias.


Esta iniciativa que surge de uma parceria entre o UNFPA, no quadro do Programa Único e, do Ministério da Juventude, irá contribuir para que esses/as jovens possam estar mais capacitados, aptos e com instrumentos que lhes permitam uma participação activa e efectiva no processo de desenvolvimento da sua localidade, do seu município e do país, numa óptica de pleno exercício da cidadania.


Centro Movel

Gerido pelo Centro de Juventude de Santa Cruz, o Centro Movel levará e facilitará informações de qualidade sobre a saúde sexual e reprodutiva dos/as jovens, VIH/SIDA, prevenção contra o uso e abuso de drogas e criminalidade, luta contra a violência com base no género, entre outros, para além de promover encontros e formações em diferentes áreas de interesse da camada juvenil.


Ter o acesso a uma boa informação e serviços de saúde sexual e reprodutiva permite ao/à jovem ter acesso às melhores ferramentas de decisão para uma vida saudável.


Este é o primeiro de uma serie de quatro que deverão brevemente ser entregues a outros municípios.