Notícias

 

Saúde Sexual e Reprodutiva dos Jovens e Adolescentes

Com Djodje, Fattú Djakité, Batchart, Buda, Kady e Alberto Koenig

UNFPA e UNICEF em parceria com o MJEDRH lançam single "Inda ka da Mudjer"

 

Nações Unidas, Praia, 13 de Julho de 2013 - Por ocasião do Dia Mundial da População, assinalado todos os anos a 11 de Julho, O Ministério da Juventude Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Cabo Verde promoveram  12 de Julho, o lançamento do Single, Inda ka da Mudjer, que tem por objectivo sensibilizar a população em geralpara a prevençãoda gravidez na adolescência

De referir que o projecto de produção deste  single esteve associado ao Dia Internacional da Menina, que se assinalou pela primeira vez no dia 11 de Outubro de 2012 e o seu lançamento ocorre agora no âmbito da celebração do Dia Mundial da População, tendo o tema da gravidez na adolescência como o foco principal.

Este projecto, conta com a participação dos jovens artistas Djodje, Fatou Djakité, Batchart, Buda, Kady e Alberto, que prontamente aceitaram dar a sua contribuição voluntaria e engajamento pessoal para esta causa  contriuindo para uma juventude sempre mais bela e feliz. Ainda participaram no acto de lançamento bailarinos da escola Raiz di Polon e os músicos convidados Ulisses Portugues e Wilson.

No acto, que contou com a presença da Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Dra. Janira H. Almada,  a Representante do UNFPA e UNICEF em Cabo Verde, Ulrika Richardson-Golinski, ao citar a mensagem do Director Executivo do UNFPA,  referiu que  " gravidez na adolescência não é apenas uma questão de saúde, mas é também uma questão de oportunidades futuras. Para cerca de 16 milhões das adolescentes que dão à luz anualmente no mundo, muitas nunca tiveram a oportunidade de planear a gravidez. Para muitas meninas, a gravidez não tem nada a ver com as escolhas, mas é inegavelmente uma consequência de violações dos seus direitos".

De acordo com a Representante do UNFPA e UNICEF em Cabo Verde, os dados de Cabo Verde indicam que em 2011, 2.244 grávidas tinham menos de 19 anos, ou seja 24 em cada 100 grávidas estavam nesta faixa etária. Este dado nos interpela a todos e demanda por intervenções cada vez mais concertadas e intersectoriais tanto das autoridades públicas como da sociedade civil, e realmente de cada um de nós, frisou

Neste sentido, reconheceu os esforços que Cabo Verde tem levado a cabo, colocando a problemática da gravidez na adolescência na agenda de desenvolvimento.

Na ocasião também foi promovida a linha verde 800 11 77, de atendimento para a Saúde Sexual e Reprodutiva dos jovens e adolescentes, , instalada no Centro da Juventude de São Vicente.

De realçar, ainda, que as receitas da venda do CD, a um preço simbólico, contendo o single “Inda Ka da Mudjer” reverter-se-ão para o projecto e funcionamento da referida  linha verde, um serviço essencialmente dedicado às disponibilização de informações sobre todas as questões relacionadas com a sexualidade e prevenção da gravidez, planeamento familiar, entre outras.      


Share |