Notícias

 

IV Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento Sustentável

Nações Unidas, Praia, 13 de Novembro de 2013 - Dando continuidade aos anteriores Simpósios sobre Segurança Alimentar e Desenvolvimento Sustentável, realizados em Angola, Brasil e Guiné Bissau, o Governo de Cabo Verde, através do Ministério do Desenvolvimento Rural, em parceria com a Comunidade dos países de língua português,CPLP, e a FAO, organiza o “IV Simpósio sobre Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento Sustentável” que decorre na Cidade da Praia, de 13 a 16 de

Esta iniciativa pretende dar a conhecer as melhores experiências e promover discussões e acção entre pesquisadores académicos, entidades governamentais, especialistas e a sociedade civil  de modo a contribuir para a melhoria da situação alimentar de muitas regiões em especial do espaço da CPLP.

No acto de abertura oficial que foi presidido pelo Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves,  com a presença da Ministrade Agricultura, Sra. Eva Ortet, e do Secretário do CPLP, Sr.  Murade Murargy, a  Coordenadora do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, e Representante Interino da FAO,  Sra. Ulrika Richardson-Golisnki, realcaçou não somente o processo de instalação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em Cabo Verde, inspirado nos acordos estabelecidos no âmbito da Estratégia Regional de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (ESAN –CPLP), mas também oapoio técnico e financeiro da FAO,  no processo da revisão da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do país, baseado no  Direito Humano á Alimentação Adequada. “Particular atenção será dada ás questões ligadas ao fortalecimento da agricultura familiar e da nutrição, aspectos que como se sabe, constituem eixos da já mencionada ESAN – CPLP” destacou ainda a Sra. Ulrika Richardson-Golisnki. 

Por seu lado o Primeiro-ministro de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves,  referiu que a problemática da segurança alimentar foi sempre de maior relevância, pois na memoria colectiva dos cabo-verdiano ainda está viva as consequências das grandes fomes vividas no passado destacando que esta é uma preocupação presente para a população de Cabo verde , que sendo um país com caracteristicas diferentes de entre todos os países da CPLP, enquanto Sahel Insular, a questão da segurança alimentar tem sido  assumida de forma inovadora pelos sucessivos governos.

No seu discurso, Jose Maria Neves, fez uma breve visão panorâmica das estratégias do Governo no sentido  de garantir a segurança alimentar a nível nacional,  reforçando a ideia de que é necessário  estar  "atentos e focalizados  no acesso e utilização dos alimentos, visando a melhoria de vida dos grupos mais vulneráveis nos meios urbano e rural.  “Tem de haver um esforço da coordenação  entre os Estados membros da CPLP e da maior governança das politicas e programas sectoriais de segurança alimentar e nutricional visando a construção de uma Comunidade de países com capital humano saudável e activo, livre de fome e da pobreza” declarou o Primeiro Ministro.

O Secretario do CPLP, Sr. MuradeMurargy,  frisou o papel da CPLP para o alcance da segurança alimentar e nutricional através de acções concretas como a constituição do conselho de segurança alimentar e nutricional da CPLP, enquanto plataforma ministerial e multiactores para a coordenação das acções da segurança alimentar e nutricional, assim como a aprovação na cimeira dos Chefes de Estados  do Governo da CPLP realizada  em 2012 em Maputo,  da estratégia da segurança alimentar e nutricional,  realçando assim o claro compromisso que a CPLP assumiupara a erradicação da fome e pobreza nos seus Estados Membros.

Este simpósio, pretende assim reforçar as instituições locais, sensibilizar os técnicos e a população em geral para os desafios e oportunidades que se colocam no contexto de sucessivas crises alimentares e económicas internacionais.

 

 

 

 


Share |