Notícias

 

UNODC apoia na formação sobre a prevenção de uso drogas e o VIH-SIDA nas instituições prisionais

Nacoes Unidas, Praia, 26 de Outubro de 2010 - A segunda sessão de formação sobre a prevenção de uso drogas e o VIH/Sida, destinada aos reclusos e guardas prisionais na Cadeia Central da Praia, decorre durante esta semana na cidade da Praia.

Com esta formação pretende-se facilitar a melhoria na resposta a questões relacionadas com o VIH-SIDA entre a população prisional em Cabo Verde, numa perspectiva de educação de pares.

Esta acção, que ora decorre na Cadeia Central da Praia, para além dos guardas prisionais, irá beneficiar igualmente um total de 26 reclusos sendo 6 mulheres e 20 homens, e abarcará os temas como a Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas; a Prevenção do VIH/Sida, Hepatites e Tuberculose e Orientando o meu par para a melhoria da Saúde no Ambiente Prisional.

Resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, a CCCD, o CCS-SIDA e a UNODC , a formação será ainda realizada na Prisão regional Ilha do Fogo, de 1 a 5 de Novembro, na prisão central em S. Vicente de 22 a 26 de Novembro e em S.Antão de 13 a 17 de Dezembro.

Recorde-se que essas formações decorrem das recomendações saídas do Estudo sobre a droga e o VIH/SIDA nas prisões (2007), em que se constatou uma prevalência preocupante da seropositividade (em relação à população geral) nessa população de alto risco.

 

Share |