Notícias

 

Segurança Alimentar: Formação em Metodologia de isolamento e identificação da Salmonella e Vibrio

O Programa Qualidade para Africa Ocidental (PQAO), em parceria com a UNIDO, o Ministério do Turismo Industria e energia e os Laboratórios InLab, organiza uma formação sobre Metodologia de isolamento e identificação da Salmonella e Vibrio, destinada aos quadros técnicos de empresas do ramo alimentar e das autoridades competentes relacionados com a área da segurança alimentar.

Com esta iniciativa, que decorre na cidade da Praia de 20 a 22 de Julho de 2011, nas instalações dos Laboratorios InLab, pretende-se promover o desenvolvimento de competências para a identificação dos principais perigos relacionados com a presença destes microrganismos nos alimentos.

Ao contrário do que se acredita, a segurança alimentar vai além da noção de auto-suficiência. A União Europeia (U.E) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) têm aconselhado vivamente acerca deste é assunto, ou seja garantir a segurança do "campo à mesa".

Além disso, sabe-se agora que os microrganismos dos géneros Salmonella e Vibrio, estão frequentemente associados as toxinfecções alimentares. Por isso, torna-se importante conhecer as principais fontes de contaminação, o mecanismo de acção, as metodologias de identificação e isolamento etc, resultado esse que se espera obter no final da formação.

Share |