Notícias

 

Normas Internacionais – Criando confiança a nível mundial

Nações Unidas, Praia, 26 de Outubro 2011 - Ao celebrar o Dia Mundial da Normalização o Programa Qualidade para Africa Ocidental (PQAO) em parceria com o Ministério do Turismo, Indústria e Energia, realizaram um workshop no dia 24 de Outubro de 2011, destinado a empresas e instituições com responsabilidades no domínio da normalização em Cabo Verde, como oportunidade para se debater os passos necessários para que as empresas possam ter ao seu dispor as normas e padrões que os possam ajudar a melhorar a qualidade dos bens e serviços que disponibilizam aos consumidores.

Recorde-se que o Dia Mundial da Normalização é um tributo aos esforços de milhares de especialistas que colaboram com a IEC, ISO e ITU a desenvolverem voluntariamente Normas Internacionais que facilitam o comércio, difundem o conhecimento e disseminam os avanços tecnológicos.

O tema retido para as comemorações este ano foi "Normas Internacionais – Criando confiança a nível mundial".

A mensagem assinada pelos líderes das três principais organizações internacionais de normalização: Dr. Klaus Wucherer, presidente da Comissão Electrotécnica Internacional (IEC), Dr. Boris Aleshin, presidente da Organização Internacional para Padronização (ISO), e Dr. Hamadoun Touré, Secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (ITU) aponta que as normas internacionais para produtos e serviços sustentam conceitos de qualidade, ecologia, segurança, confiabilidade, interoperabilidade, eficiência e eficácia.

As normas fazem tudo isso dando aos fabricantes confiança na sua capacidade para alcançar mercados globais, seguros no conhecimento de que seus produtos serão realizados em todo o mundo.

A realização do workshop contou com o apoio da UNIDO no quadro da implementação do Programa Único das Nações Unidas bem como da União Europeia, da CEDEAO e UEMOA.

Sobre o PQAO

O Programa Qualidade para África Ocidental (PQAO) é um programa financiado pela União Europeia e executado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).

O objectivo geral é contribuir para a integração gradual da África Ocidental na economia mundial através do reforço da integração económica regional e do comércio, através do apoio à Comissão da CEDEAO, à Comissão da UEMOA, aos Estados oeste africanos incluindo a Mauritânia e outros actores não governamentais.

O objectivo específico do Programa é criar um ambiente que facilite o cumprimento das regras do comércio internacional e regulamentações técnicas, especialmente os acordos da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as Barreiras Técnicas ao Comércio (BTC) e sobre as Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (MSF), através do estabelecimento e/ou fortalecimento de infra-estruturas de qualidade ao nível nacional e regional capazes de fornecer serviços eficazes para a normalização, avaliação da conformidade e acreditação de acordo com as normas internacionais.

Download Tema1 Elisangelo Monteiro
Download Tema2 Margarida Correia
Download Tema3 Ivone Lopes
Download Tema4 Eduardo Silva
Download Tema5 Charles Rocha

Share |