Notícias

 

Cabo Verde recebe equipamentos de laboratório para testar produtos de exportação e importação de acordo com as normas internacionais

Nações Unidas, Praia, 5 de Dezembro de 2011 – Cabo Verde contará a partir de amanhã, 6 de Novembro de 2011, com mais equipamentos de laboratório de controlo e análises, de metrologia, de reactivos e documentação técnica, constante de um lote a ser oficialmente entre ao Governo de Cabo Verde pelo Programa Qualidade para a Africa Ocidental (PQAO).

Avaliado em 171.000 Euros, o referido lote de equipamentos será entregue numa cerimónia que contará com as presenças do Sr. Lawson Hechelli, Director de Industria e Minas da CEDEAO, representante do Presidente da Comissão da CEDEAO e do Ministro do Turismo, Industria e Energia, Dr. Humberto Brito. Esta iniciativa da CEDEAO irá contribuir para a melhoria da avaliação e verificação da conformidade dos seus produtos de acordo com as normas internacionais.

O PQOA que, é financiado pela União Europeia e executado pela ONUDI, tem por objectivo a criação de um ambiente favorável que facilite a conformidade com as regras internacionais do comércio e os regulamentos técnicos, particularmente os acordos da OMC sobre as OTC e as SPS. Isto, só é possível obter através do estabelecimento, ou do reforço de infraestruturas nacionais e regionais de qualidade que possam prestar serviços eficazes em matéria de normalização, avaliação da conformidade e acreditação, conforme os padrões definidos internacionalmente.

Ao longo dos anos o Programa tem trabalhado, em estreita colaboração com as autoridades caboverdianas no sentido de permitir a acreditação dos laboratórios de análises e a certificação das empresas pelos organismos internacionais. Com efeito, Cabo Verde poderá ver as suas exportações facilitadas nos mercados externos graças as competências adquiridas e reconhecidas à nível internacional.

A entrega desses equipamentos a Cabo Verde, inscreve-se na linha das prioridades definidas nessa colaboração e, vai permitir aos laboratórios testar os produtos de exportação e importação, de acordo com as normas internacionais bem como assegurar a precisão e fidelidade dos instrumentos de medição utilizados nas transacções comercias. Os equipamentos a disponibilizar para o organismo de normalização irão servir para suporte de informação aos operadores económicos, sobre as oportunidades de mercado.

À margem da cerimónia de entrega dos equipamentos, o PQAO organiza de 05 a 06 de Dezembro a 6ª reunião trimestral do Comité Regional de Pilotagem (CRP). O CRP que é um dos órgãos de governação do Programa, reunirá 40 participantes do sector público e privado dos 8 países da componente 2 do Programa, especialistas da ONUDI e da CEDEAO.

Esta reunião preconiza entre outros objectivos, examinar os progressos realizados após a última reunião do Comité ; fazer o ponto da situação da implementação da infraestrutura de Qualidade Regional (IQR) para toda a região da Africa Ocidental e discutir a perenidade das acções ao nível nacional concernentes às actividades do Programa Qualidade para a Africa Ocidental.

Share |