Notícias

 

Alimentação escolar - FAO e PAM apoiam a instalação de ponto de inspecção de frutas e legumes

Nações Unidas, Praia, 6 de Novembro de 2013 -No âmbito da implementação do Programa Conjunto das Nações Unidas "Apoio a segurança alimentar e nutricional", foi inaugurado hoje, 6 de Novembro o ponto de inspecção de frutas e legumes da FICASE(Fundação Cabo-verdiana de Acção Social e Escolar).

Este ponto, situado no mesmo armazém da FICASE,  em Achada Grande Frente, irá permitir verificar e avaliar a qualidade dos produtos que são distribuídos às diferentes escolas da cidade da Praia, com vista a contribuir para a melhoria da qualidade de serviço prestado pelas cantinas escolares.

A cerimónia oficial foi presidida pela Ministra da Educação e Desporto, Dra. Fernanda Marques, e pela Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Sra.Ulrika Richardson-Golinski. Estiveram presentes ainda o Presidente do Conselho da Administração da FICASE,  Sr. Felisberto Moreira, o Encarregado de Negócios de Luxemburgo, Sr. Jean- Marc Heyert para além de técnicos e responsáveis da FICASE e do Ministério da Educação, crianças e professores.

Este projecto, enquadra-se nos objectivos definidos pelo governo de Cabo Verde, em melhorar a qualidade das refeições distribuídas, através das cantinas escolares no quadro do Programa Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), e em reforçar a capacidade institucional da FICASE, mais concretamente na melhoria da comunicação, recolha de informação e seguimento do PNASE.

No acto de abertura, foi também feita a entrega de utensílios para as cantinas escolares, bem como equipamentos informáticos, disponibilizados pela FAO e PAM. Na ocasião  a Sra. Ulrika Richardson-Golinski realçou o papel das Nações Unidas nos trabalhos desenvolvidos em prol da saúde da

A Coordenadora Residente afirmou ainda que este projecto conjunto das quatros agencias das Nações Unidas (FAO/PAM/OMS/UNICEF)   e do governo de Cabo Verde (através do Ministério da Saúde, o Ministério da Edução e Desporto, o Ministério de Desenvolvimento Rural e Ministério da Juventude, Emprego, Desenvolvimento e Recursos Humanos)  representa um exemplo  de esforço multissectorial.

Por seu lado a Ministra da Edução e Desporto, Sra. Fernanda Marques, afirmou que este projecto representa um modelo de integração não somente ao nível de escritório das Nações Unidas em Cabo Verde, mas também do governo e outros parceiros como a cooperação Luxemburguesa.

No acto que terminou com uma degustação de produtos locais,  foi também apresentado pela gestora, Sra Arlinda Andrade, a experiência no âmbito da educação nutricional do Pólo n. 2 de Assomada.

 

 

 

 

 


Share |