Notícias

 

Ministério da Saúde, Rotary Club de Cabo Verde e UNICEF estabelecem parceria para o reforço das acções no âmbito da luta para a erradicação da poliomielite em Cabo Verde

 

Praia, 2de Dezembro de 2010 - A erradicação da poliomielite, passa por entre outras estratégias, na implementação de actividades que visem minimizar ou eliminar a circulação do Polio Virus selvagem, interrompendo a cadeia de transmissão, de entre as quais se destacam o cumprimento do calendário da vacinação e acções de informação e sensibilização sobre a importância da vacina.

Assim, a realização de acções concertadas que visem o reforço do Programa Alargado de Vacinação (PAV) relativamente à informação, a mobilização social, a aquisição de equipamentos e materiais, revela-se de extrema importância, como forma de garantir a continuidade dos resultados eficazes no combate à polio que Cabo Verde tem alcançado, não tendo registado nenhum caso desde do ano 2000.

Neste sentido, e sendo uma das prioridades do Programa Alargado de Vacinação (PAV), o Ministério da Saúde de Cabo Verde, a Rotary Club de Cabo Verde e o UNICEF em Cabo Verde, estabelecem, através de um protocolo, uma parceria para o reforço as acções de informação, sensibilização e mobilização da sociedade civil em beneficio da protecção das crianças, da promoção da sua saúde e do seu bem estar e de garantir o seu pleno desenvolvimento. Para a concretização desse objectivo, esta parceira assenta-se essencialmente na mobilização de recursos financeiros, técnicos, humanos e materiais.

Na ocasião da assinatura do protocolo, a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas e Representante do UNICEF, Senhora Petra Lantz realçou a importância da coordenação das intervenções salientando que só com esforços e envolvimento de todos, de forma concertada e coordenada será possível impedir a circulação do Polio Virus selvagem e garantir uma qualidade de vida das crianças livre de doenças evitáveis.

Para o Representante da Rotary Club de Cabo Verde, Álvaro Dantas Tavares este é mais um passo que a sociedade vai dar para a erradicação da poliomielite em Cabo verde, ao mesmo que referia-se à participação da Rotary nas campanhas já realizadas.

A saúde das crianças é uma prioridades para Cabo Verde, que tem desenvolvido grandes esforços desde a Independência e com um importante impacto na redução da taxa de mortalidade infantil, afirmou o Ministro de Estado e da Saúde, Dr. Basílio Ramos que também se referiu ao facto dos ganhos conseguidos por Cabo Verde e seus indicadores, inclusive no cumprimento dos Objectivos de Milénio para o Desenvolvimento, estarem a prejudicar o pais no acesso a determinados fundos. Por isso, parcerias do género são encorajadores, e a assinatura deste protocolo é uma janela que nos diz que "podemos lá chegar e vamos lá chegar com a determinação do Governo" na matéria, disse O Ministro de Estado e da Saúde.

Recorde-se que para além de constituir uma das prioridades do Ministério da Saúde, a erradicação da poliomielite é também objecto prioritário das intervenções do UNICEF em matéria de saúde da crianças e da Iniciativa Mundial da Rotary intitulado End Polio Now.

 

Share |