Notícias

 

Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde visita as instalações do Corpo Nacional de Voluntários

 

Nações Unidas, Praia, 5 de Setembro de 2013 - A Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde, Senhora  Ulrika Richardson-Golinski, visitou esta manhã o Corpo Nacional de Voluntários. Nesta sua primeira visita à instituição, a Coordenadora Residente pôde inteirar-se do trabalho que vem sendo desenvolvido, em matéria de voluntariado, em parceria com do Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humano.

Ressalta-se que o Programa Nacional do Voluntariado (PNV), o maior projecto gerido pelo CNV, é co-financiado pelas Nações Unidas, através do programa Voluntários das Nações Unidas (UNV em sua sigla em inglês) UNV, desde 2009, quando se iniciou a implementação das actividades, sendo as NU um dos principais parceiros técnico e financeiro do projecto.

No encontro a Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde enalteceu o papel que a instituição tem desenvolvido na promoção do voluntariado, cujo contributo ao desenvolvimento e à promoção do bem estar da população tem sido reconhecido. Para a Senhora Ulrika Richardson-Golisnki, o/a voluntario/a pode contribui para o desenvolvimento das comunidades, para coesão social e promover a participação das comunidades. Por outro lado, realça que ser voluntario, seja em qualquer idade, também tem os seus ganhos pessoais, pois propicia uma experiência de vida e profissional e facilita o intercambio e o conhecimento.

Conjuntamente com a Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, Dra Janira Hoppfer Almada, foram discutidos o futuro e o reforço da cooperação no âmbito do voluntariado.

O Voluntariado é considerado pelo Governo de Cabo Verde como um elemento essencial da sua política de promoção da juventude e é um dos cinco pilares da sua Estratégia da Juventude. O Projecto "Apoio à implementação de um Programa Nacional de Voluntariado em Cabo Verde" é uma iniciativa conjunta que envolve o Governo de Cabo Verde através do Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento de Recursos Humanos, o Sistema das Nações Unidas e da Plataforma das ONG de Cabo Verde.

O Projecto, em implementação desde 2009, visa criar um ambiente propício ao voluntariado em Cabo Verde, e para configurar um dispositivo para fortalecer a capacidade das organizações de mobilização de voluntários e reforçar o impacto social da mobilização voluntária de diferentes actores no país, especialmente nas áreas prioritárias para o desenvolvimento.

A parceria com o Sistema das Nações Unidas, e em particular com o programa Voluntários das Nações Unidas tem garantido nos últimos três anos apoio técnico e financeiro para a estruturação da Agência Nacional de Voluntariado e hoje para a implementação das actividades do Corpo Nacional de Voluntários de Cabo Verde. Seis Voluntários internacionais e sete Voluntários Nacionais das Nações Unidas contribuíram directamente para o projeto desde seu início e até a presente data. Dois Voluntários nacionais da ONU estão servem actualmente no Corpo Nacional de Voluntários e  um Voluntário Internacional contribui para a construção de uma estratégia para promover a responsabilidade social corporativa no sector privado para apoiar acções de voluntariado.

 

 

 

 

 

 


Share |