Notícias

 

Pequena Infância

UNICEF e Ministério da Educação e Desporto analisam os primeiros dados do Estudo sobre as competências das crianças à entrada do EBI

 


Nações Unidas, Praia, 12 de Dezembro de 2012 - Técnicos do UNICEF e do Ministério da Educação e Desporto estão reunidos durante dois dias (12 e 23 de  Dezembro), num atelier para analisar os primeiros resultados do estudo sobre competência das crianças à entrada do Ensino Básico (EB).

O estudo foi realizado em Setembro deste ano, com uma abrangência nacional e teve como foco de análise crianças dos 0 aos 3 anos e dos 3 aos 6 anos de idade.

Conforme afirmou Nélida Rodrigues, especialista de programa e Chefe da Unidade de Desenvolvimento do Capital Humano do Escritório Comum do UNDP, UNFPA e UNICEF, o estudo faz parte de um trabalho global de reorganização da educação pré-escolar e da pequena infância, com vista à melhoria desse subsistema de ensino.

Nelida Rodrigues avançou ainda que os resultados preliminares estão a ser analisados tecnicamente para depois serem concluídos e apresentados em Janeiro de 2013.

A grande particularidade deste estudo, de acordo com aquela especialista, é que vai permitir resultados a nível nacional, e ao mesmo tempo uma análise específica a nível de cada município e introdução de melhorias específicas.

Salienta-se que o estudo foi realizado pelo Ministério da Educação e Desporto e contou com o apoio técnico e financeiro da UNICEF.

Fazer a primeira restituição técnica do estudo sobre competência das crianças à entrada do Ensino Básico (EB), é o principal objectivo do atelier que decorre durante dois dias, 12 e 13 de Dezembro, na sala de reuniões do MED e que reúne técnicos da Educação e da UNICEF.


 

Share |