Notícias

 

Atelier Regional de Lançamento do Inquérito 2011 de Seguimento da Declaração de Paris

A cidade da Praia acolhe, nos próximos dias 13 e 14 de Outubro de 2010, o Atelier Regional para o lançamento do Inquérito 2011 de Seguimento da Declaração de Paris sobre a Eficácia da Ajuda.

O Objectivo desde encontro, co-organizado pelo Governo de Cabo Verde, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e o PNUD, financiado pelo Governo da França, é o de proporcionar aos coordenadores de Inquérito sobre os Indicadores da Declaração de Paris uma oportunidade de se familiarizarem com o processo e a metodologia do inquérito e de influenciar a estrutura, o conteúdo e o processo da preparação do IV Fórum de Alto Nível.

O terceiro Inquérito sobre os Indicadores da Declaração de Paris, previsto para o primeiro trimestre de 2011, surge na sequência dos dois precedentes, realizados em 2006 e 2008, e irá permitir determinar se os objectivos definidos para o ano de 2010 foram cumpridos.

O Atelier da Praia, irá igualmente fornecer aos países informações e elementos técnicos que lhes permitirão conduzir eficazmente o inquérito de 2011 e de maximizar as suas vantagens a partir deste inquérito como por exemplo, encorajar a troca de experiências entre os países e os parceiros, organizar as explicações detalhadas e de forma interactiva sobre os indicadores e recolher sugestões práticas sobre o inquérito de seguimento dos indicadores. Por outro lado, será ainda uma oportunidade para actualizar as informações disponíveis sobre o IV Fórum de Alto Nível sobre a Eficácia da Ajuda, a ter lugar em Busan, República da Coreia, em Novembro de 2011.

De entre os temas a serem abordados destacam-se: i) A Perspectiva dos Países: as vantagens e lições aprendidas após o Fórum de Accra e as expectativas para o de Busan 2011; ii) Os resultados do inquéritos da Declaração de Paris 2006 e 2008 e o inquérito para o seguimento dos engajamentos nos estados frágeis; iii) A implementação dos princípios da Declaração de Paris nos países; iv) A apresentação global do inquérito de 2011 e v) A Preparação do IV Fórum de Alto Nível.

Recorde-se que a Declaração de Paris sobre a Eficácia da Ajuda constitui um engajamento assumido pelos doadores e parceiros para aumentar os seus esforços de harmonização, alinhamento e gestão com base em resultados e com indicadores, bem estabelecidos, para medir os avanços.

O encontro da Praia, que faz parte de uma série de iniciativas regionais organizadas pelo PNUD em parceria com a OCDE e apoio financeiro do Canada, da Franca, do Japão e do Reino Unido, irá reunir cerca de 70 coordenadores nacionais provenientes de 23 países francófonos e lusófonos do continente Africano, para além de um quadro nacional e um ponto focal dos doadores por cada país e de quadros da OCDE, do PNUD e parceiros de Cabo Verde.

A cerimónia de abertura, prevista para as 09h00, na sala de reuniões do Hotel Praia, será presidida por S. Excia o Senhor Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Eng. Jorge Borges, em representação do Governo de Cabo Verde e contará ainda com presença de S.Excia Senhora Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde e Representante do PNUD, Senhora Petra Lantz, de S.Excia Senhora Embaixadora da França, Senhora Marie-Christine Glas e da Chefe de Divisão da Direcção da Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE, Senhora Alexandra Trzeciak-Duval.

 

Share |