Notícias

 

Campanha "One Day on Earth" incentiva captação de imagens em 100 países, para transformá-las em documentário

O Dia 10 de Outubro de 2010, foi estabelecido como o dia para que milhares de pessoas em mais de 100 países captem com as suas câmaras fotográficas ou telemóveis deverão imagens de vídeo para documentar a sua própria visão da realidade. Esta campanha, intitulada da One Day on Earth (Um Dia na Terra), promove a participação gratuita e aberta a todos os que fizerem inscrição pela internet, e tem como objectivo explorar as diferentes identidades e perspectivas existentes no planeta, ajudando a responder à questão "Quem somos nós?".

O resultado das filmagens será apresentado em um documentário com duas horas de duração, cujo lançamento está previsto para 2011. A produção retratará histórias de triunfos, tragédias, conflitos e esperanças registadas diariamente ao redor do mundo, num mosaico de imagens em movimento que vão divulgar a carência de necessidades básicas e tradições culturais até então desconhecidas do grande público.

A acção, que também reúne cineastas, conta com uma adesão crescente entre adolescentes que participam por meio de seus telemóveis. Além disso, todos os vídeos captados durante a campanha ficarão disponíveis na internet, com um amplo serviço de busca. O grande alcance desse material oferecerá um recurso de grande valor: uma base de dados de imagens que tratam de temas importantes para a comunidade internacional.

O One Day on Earth teve início em Setembro de 2008, como um projecto para fomentar a criação de uma "cápsula do tempo", que retratasse histórias de vida no planeta num intervalo de 24 horas. A iniciativa, da Fundação Creative Visions, que busca transformar a realidade por meio da comunicação e das artes, foi idealizada para permitir que os participantes criassem sua própria interpretação editada do mundo.

Os escritórios do PNUD se unem à iniciativa por meio do incentivo à ampliação do alcance do projecto. O apoio da agência inclui suporte local e regional à captação das imagens em áreas com baixa tecnologia de transmissão de dados.

"Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio não são apenas aspirações. Eles são para promover a qualidade de lida das populações através da redução da pobreza e da forme, no empoderamento da mulher, no aumento do acesso ao serviços sociais de base como a educação, a saúde, água potável e saneamento", afirma Stéphane Dujarric, Director de comunicação do PNUD a nível global. Aquele responsável acrescenta ainda que "Esse projecto nos oferece uma oportunidade única para personificar temas que afectam a comunidade internacional, além de fomentar o diálogo a fim de criar uma maior consciência global", A iniciativa ajudará a agência da ONU a reforçar seu papel de incentivo ao cumprimento dos ODM (Objectivos de Desenvolvimento do Milénio), fixados pelas Nações Unidas até 2015. As imagens do One Day on Earth evidenciarão desafios e obstáculos enfrentados em várias partes do mundo para alcançar os oitos objectivos.

Contactos:

Boaz Paldi, Tel: +1 212 906 6801; boaz.paldi@undp.org
Kim Parker, Tel: +1 310 275 3222; parker@sunshinesachs.com

Share |