Notícias

 

Secretária de Estado da Cooperação para o Desenvolvimento da Noruega visita as Nações Unidas em Cabo Verde

A Secretária de Estado da Cooperação para o Desenvolvimento da Noruega, Sra. Ingrid Fiskaa realizou uma visita a Casa das Nacoes Unidas, no dia 7 de Junho para se reunir com a Coordenador Residente, Senhora Petra Lantz e sua equipa cujo objectivo foi analisar a cooperação que o seu país tem desenvolvido com as Nações Unidas através do chamado Expanded Funding Window .

Paralelamente foram também objecto da reunião um olhar sobre os sucessos consideráveis do desenvolvimento do país, particularmente no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Contudo estiveram também em analise as vulnerabilidades e os desafios que Cabo Verde enfrenta. Foram apontadas igualmente as razões que levaram à evolução muito positiva de Cabo Verde, (segundo país no mundo a graduar-se dos PMA's, o primeiro país no mundo a ser elegível para um segundo compacto do MCA, primeiro país da região que estabeleceu uma parceria especial com a UE, um país em vias de atingir os ODM, etc ..) a combinação de uma boa e responsável governação, a existência de fortes sistemas e processos democráticos em vigor desde 1991. Um outro factor reconhecido foi o país ter tido um apoio sólido e forte dos parceiros de desenvolvimento, incluindo a Noruega.

A Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas, Senhora Petra Lantz salientou que, apesar de Cabo Verde ser um dos três países a sair do grupo dos PMA's, o sucesso do seu desenvolvimento mantém-se frágil e vulnerável a choques exógenos. Todos salientaram a importância de manter o sucesso de Cabo Verde. Por seu lado a Senhora Fiskaa fez notar que enquanto a Noruega concluiu seu programa bilateral com Cabo Verde Cabo Verde, permanece em aberto a vontade expressa de continuar a contribuir para o desenvolvimento do país, através iniciativas a nível regional ou multilateral.

Share |