Notícias

 

UNICEF/Ministério da Justiça - Até 2012 Cabo Verde terá registo de nascimento online nos centros hospitalares

Praia, Nacoes Unidas, 1 de Abril de 2011 - - Registo de Criança à nascença: um assunto de todos é o titulo de um atelier, que decorre hoje na Praia, reunindo técnicos nacionais dos serviços de registo, actores sociais e responsáveis do sector.

Com a realização do referido atelier, pretende-se mobilizar os diferentes actores e parceiros sociais públicos e privados para a questão do registo de criança à nascença e para que todos sejam agentes activos na sensibilização da sociedade civil.

Esta iniciativa, vai ainda de encontro com os objectivos traçados no que concerne ao fomento da inclusão do sup-projecto "Cidadão online".

O encontro hoje realizado, insere-se igualmente num conjunto de actividades que tiveram ja seu inicio há algum tempo no âmbito do Projecto de Promoção do Registo à Nascença, que conta com a parceria técnica e financeira do UNICEF.

Sendo Cabo Verde, um dos países que tem apostado nas novas tecnologias de informação como pilar de desenvolvimento e como forma de aproximar os cidadãos aos serviços, este projecto ira inovar com a implementação do programa de registo online, em que todas as unidades hospitalares em todos os concelhos do país, possa ter um posto de registo, para registar todas as crianças logo após o nascimento.

De acordo com os responsáveis nacionais, a meta é ter 100% de crianças registadas logo à nascença nos hospitais.

Share |