Notícias

 

Metrologia: Jornada Técnica para Comemorar o Dia Mundial da Metrologia

 

Nações Unidas, Praia, Maio de 2011 - No âmbito do Programa Qualidade para África Ocidental cerca de 38 gestores e operadores de empresas participaram numa jornada técnica realizada, em finais de Maio, por ocasião do dia Mundial da Metrologia.

O encontro constituiu um oportunidade para destacar e reforçar a importância da metrologia e das medições químicas em nossas vidas, particularmente em Cabo Verde onde, o Governo, está a envidar esforços para materializar as infra-estruturas da qualidade.

Para além disso, o referido encontro teve ainda como objectivo informar melhor as empresas acerca da importância das medições e da calibração dos seus equipamentos, sensibilizar as autoridades sobre a necessidade de ter equipamentos de controlo para um comércio justo e alcançar uma maior divulgação do novo diploma relativo às unidades de medida e ao controlo dos instrumentos de medida em Cabo Verde.

De acordo com o Ministro do Turismo, Indústria e Energia, Dr. Humberto Brito, que presidiu a sessão de encerramento "a jornada é um reconhecimento do engajamento que Cabo Verde tem atribuído à metrologia, num momento em que fora aprovado o novo programa do Governo no Parlamento e no qual ficou assente a importância desta questão e mais amplamente a questão da qualidade para o país".

"Ao adoptar o sistema SI de medidas, o Governo não só ajusta Cabo Verde ao quadro legal estabelecido a nível internacional neste domínio, mas também dá passos consistentes para a construção da infra-estrutura de qualidade no país de forma gradual, persistente, consolidando cada etapa alcançada", concluiu aquele Governante ao enfatizar a importância das medições no presente e no futuro.

Recorde-se que o Programa Qualidade para África Ocidental, implementado em Cabo Verde enquadra-se no âmbito Programa Único (One Program) assinado entre o Governo de Cabo Verde e as Nações Unidas.

Na sessão de abertura estiveram presentes a Vice-presidente do Comité Nacional de Pilotagem do Programa Qualidade para África Ocidental, Dra. Elisete Lima o Coordenador Nacional da UNIDO em Cabo Verde, Dr. Rui Levy e o Representante da União Europeia em Cabo Verde, Senhor Embaixador Joseph Coll.

Share |