Notícias

 

11 de Outubro

Dia Internacional da Menina

Nações Unidas, Praia, 12 de Outubro de 2012 - O Dia Internacional da Menina, assinalado  ontem, 11 de Outubro, pela primeira vez constitui  uma ocasião para que se coloque na agenda global uma reflexão sobre o casamento na adolescência  ou infantil, tema que norteou as actividades um pouco por todo o mundo. Ao  assinalar esta efeméride, as Nações Unidas e particularmente as agencia UNFPA, UNICEF e a ONUMulheres irão desencadear acções globais que permitirão reforçar a consciencialização  sobre fenómeno, reforçar a programação e envolver os parceiros e a sociedade civil na luta contra essa prática.

Em Cabo Verde, o Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos através da Direcção Geral da Juventude e as Nações Unidas (UNFPA, ONU MUlheres e UNICEF) trabalharam em conjunto para assinalar a data, adaptando o tema ao contexto do país, pois apesar de o casamento infantil ou na adolescência não ser uma realidade cultural, assiste-se ao fenómeno da gravidez na adolescência e da sexualidade precoce, sem contudo estar forçosamente relacionada com o casamento. Por isso, com o enfoque neste tema fora realizadas algumas acções essencialmente nos media, com o envolvimento de especialistas e  de adolescentes/jovens, constituindo-se assim não só um momento de plaidoyer visando os decisores mas também um momento de  sensibilização das crianças/adolescentes/jovens e da sociedade em geral para o risco e as consequências que advêm de uma gravidez e  uma maternidade não desejada. A ideia é apelar para a responsabilização de todos nessa questão.

Ainda, as Nações Unidas e o Ministério da Juventude, a través da Direcção Geral da Juventude associaram-se a um grupo de jovens artistas, liderados pelo jovem músico, cantor e compositor Djdodje,  que se prontificaram em dar a sua voz e sua arte na promoção e divulgação de mensagens que contribuam para a sensibilização da família e da sociedade em geral para as consequências derivadas da sexualidade e da gravidez precoce.

Ontem, dia 11 de Outubro de 2012, Dia Internacional da Menina, quatro dos seis artistas jovens envolvidos, fizeram uma pequena apresentação na sede das Nações Unidas em Cabo Verde. Brevemente será feita uma apresentação publica da musica. Participam no projecto Buda, Fatou Djakité, Kady, Koenig Sousa, Bachart e Djodje.

Mensagem Secretário Geral da ONU

 

Share |