Notícias

UNICEF e UNFPA

Formação em Técnicas de Comunicação das Estatísticas de Educação para Jornalistas

 

Nações Unidas, Nova York, 13 de Novembro de 2012 -  Jornalistas de Cabo Verde, residentes na ilha de Santiago participaram esta semana, e durante dois dias, numa formação sobre técnicas de comunicação das estatísticas da Educação e Análise e interpretação de dados estatísticos do Instituto Nacional de Estatística.
A capacitação, que conta com o apoio do UNICEF e UNFPA é organizada pela Direcção-Geral de Planeamento, Orçamento e Gestão (DGPOG) do Ministério da Educação e Desporto, em colaboração com o Instituto Nacional de Estatística (INE) e a Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC).

Esta iniciativa conjunta visa reforçar e dotar os jornalistas de informações, conceitos e instrumentos que lhes permitam trabalhar os dados estatísticos da educação e de produzir informações para o grande público.

Ao  ser abordada pelo jornalistas na abertura da formação, Clarice Silva Tecnica da Direcção-Geral de Planeamento, Orçamento e Gestão (DGPOG) do Ministério da Educação e Desporto considerou que esta é uma oportunidade que vem reforçar o trabalho dos jornalistas, permitindo-lhes com instrumentos próprios e domínio dos conceitos estatísticos  fazer tratamento mais adequado dos dados estatísticos e das questões relacionadas com o sistema educativo e desportivo nacional.
Para Carla Lima, Presidente da Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC),  a realização desta formação surge num momento oportuno, quando se fala da necessidade de especialização de jornalistas de forma a que possam estar mais capacitados para desenvolver o seu trabalho. Para a presidente da AJOC a estatística é um tema que exige algum estudo e por isso, saber lidar com os números e ter dados sobre os diversos sectores do país é “muito importante”.
Durante a capacitação foram abordados temas como os principais indicadores da Educação, técnicas de comunicação das Estatísticas da Educação, Estatísticas Empresariais, do Turismo e do mercado de trabalho, entre outros.

 

Share |