Notícias

 

Primeiro Relatório Mundial sobre o Estado do Voluntariado no Mundo é lançado hoje

No Nepal, ao longo de 20 anos, 50 mil voluntários da comunidade têm ajudado a reduzir a mortalidade infantil em um terço. Após o tsunami no Japão, milhares de pessoas se disponibilizara para apoiar nos esforços para aliviar as pessoas. E na África Ocidental, um novo serviço de voluntariado reúne pessoas de países devastados pela guerra na Libéria, Serra Leoa, Guiné e Guiné-Bissau no espírito da solidariedade.

Nações Unidas, Praia, 5 de Dezembro de 2011 – Esta semana, a Assembleia Geral das Nações Unidas escutará os testemunhos de voluntários que explicam o impacto do que eles fazem nas comunidades nas quais trabalham. Pessoas de todas as esferas da vida podem ter um impacto extraordinário no desenvolvimento e a paz. No dia internacional dos voluntários, que se assinala a 5 de Dezembro, vários eventos tem sido promovidos na sede da ONU para destacar a importância do voluntariado.

O primeiro Relatório das Nações Unidas sobre o Estado do Voluntariado no Mundo, intitulado Valores universais para o bem estar global foi lançado hoje durante a sessão plenária matutina de voluntariado da Assembleia Geral. Espera-se que o relatório melhore as perspectivas de voluntariado em todo o mundo. Pretende-se igualmente com esta publicação promover uma melhor compreensão do voluntariado ao mesmo tempo que demonstra a sua universalidade, sua abrangência e seu alcance. O referido documento traz à tona um debate sobre as novas tendências para o voluntariado do século XXI.

O documento analisa contribuições importantes em várias áreas, como os meios de vida sustentáveis, inclusão e coesão sociais, e prevenção e redução de riscos de catástrofes. O SWVR também proporciona uma visão alternativa de uma sociedade melhor e considera meios para levar o voluntariado adiante. O objectivo do relatório é ajudar o voluntariado a entrar em uma nova era, na qual suas dimensões reais e significância são integradas ao discurso geral das questões globais e às políticas públicas voltadas para o desenvolvimento humano.

O relatório tem a ambição de contribuir para uma melhora no reconhecimento, na facilitação, na troca de experiências e na promoção do voluntariado em todo o mundo. Ele destaca ainda reconhecimento institucional do programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) como uma organização que estabelece padrões do voluntariado dentro do Sistema ONU.

"Ao longo de 2011, organizações de todo o mundo têm marcado o décimo aniversário do Ano Internacional dos Voluntários, e o Dia Internacional dos Voluntários deste ano é a culminação", disse a Sra. Pansieri, acrescentando que "nós devemos envolver milhões de pessoas no desenvolvimento sustentável e na construção da paz a longo prazo. O voluntariado é uma óptima maneira para que isso aconteça. Juntos, podemos mudar o mundo".

Em Cabo Verde, o Dia Internacional dos Voluntários foi comemorado com a realização de vários eventos, com destaque para a Feira do Voluntariado que incidiu sobre os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), organizado no sábado dia 3 de Dezembro. A Feira intitulada "Voluntariado Faz Diferença" contou com a participação das Nações Unidas através de um stand organizado pelo programa dos Voluntários das Nações Unidas (VNU) na tenda do ODM 8 «Parceria Global para o Desenvolvimento». A participação na Feira visou a divulgação dos projectos e programas das Agências e Unidades do SNU, assim como a promoção do Voluntariado para o Desenvolvimento.

Sobre o décimo aniversário do Ano Internacional dos Voluntários O voluntariado capacita para a mudança desde as comunidades, especialmente promovendo fortes parcerias a todos os níveis. Dez anos após a celebração do Ano Internacional dos Voluntários, as Nações Unidas têm feito um chamamento para que este aniversário seja celebrado em todo o planeta. Os objectivos dos parceiros são os promover e reconhecer o impacto positivo do voluntariado para a paz e o desenvolvimento, reforçar as redes de voluntariado e ajudar a todas as pessoas a fazer a diferença através do voluntariado.www.worldvolunteerweb.org

Sobre o Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) O United Nations Volunteers (UNV) Programme, conhecido em português como programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU), é o organismo da ONU que contribui para a paz e o desenvolvimento através dos trabalhos de voluntariado. O voluntariado é um mecanismo poderoso de engajamento das pessoas em busca de soluções para os desafios relacionados ao desenvolvimento. O VNU apoia o desenvolvimento humano sustentável ao redor do mundo através do empoderamento e da mobilização das pessoas. Com sede em Bonn, na Alemanha, o VNU tem actividades em 130 países. O programa é representado mundialmente pelos escritórios do PNUD. www.unv.org

Download Resumo do Primeiro Relatório Mundial sobre o Estado do Voluntariado no Mundo

Download Mensagem da Coordenadora Executiva do Programa dos Voluntários das Nações Unidas, Flavia Pansieri

Share |