Notícias

 

ONUDI e Cabo Verde Investimentos promovem oportunidades de investimentos na França

No âmbito do Programa Único das Nações Unidas em Cabo Verde, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) está a desenvolver um programa de apoio para reforço das capacidades institucionais da Cabo Verde Investimentos (CVI).

O Programa "CVI Capacity Building" iniciou em Julho 2010 com a realização de um diagnóstico sobre as capacidades dos quadros da CVI para a captação de investimentos industriais, promoção de Cabo Verde e funcionar como plataforma para a promoção de oportunidades de investimento conjuntos entre nacionais e estrangeiros. Em Novembro de 2010, foi realizada uma formação junto dos quadros da CVI em técnicas de promoção de investimentos e matching entre investimentos nacionais e estrangeiros. A última fase do programa culmina com um estágio de um técnico da CVI no Escritório de Promoção do Investimento e Tecnologia (ITPO*) para implementação dos conhecimentos adquiridos.

É neste enquadramento que a ITPO Paris acolhe uma técnica delegada da CVI no período de 15 de Abril ao 9 de Maio.

Esta missão tem como objectivo informar as empresas francesas sobre as condições de investimento em Cabo Verde e as oportunidades de parceria com empresas cabo-verdianas, e também auxiliá-las nos seus esforços, negociações e na preparação e dos seus projectos, visando a materialização dos seus investimentos em Cabo Verde. A delegada da CVI irá igualmente apoiar as instituições francesas, as autoridades locais e associações profissionais, que desejam desenvolver projectos de cooperação com instituições nacionais e as comunidades cabo-verdianas da diáspora. Um portefólio de projectos de parceria industrial cabo-verdiano já está disponível, os principais sectores que se destacam são: i) indústria agro-alimentar); ii) ecoturismo; iii) energias renováveis e iv) ambiente.

Ainda por ocasião da estada na capital francesa da delegada técnica da CVI, a representante da ONUDI em França irá acolher uma missão empresarial de Cabo Verde em França do 2 ao 9 de Maio, que integra varias instituições como as Câmaras de Comércio e Indústria de Sotavento (CCISS), a Agência para o Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI), Instituto das Comunidades (IC), e empresários cabo-verdianos.

No dia 3 de Maio, teve lugar a realização de uma conferência sobre oportunidades de investimento em Cabo Verde, seguido de encontros de negócios, serão organizados em colaboração com a Casa de África, que facilitará contactos com empresários cabo-verdianos.

Para o dia 8 de Maio, um evento especialmente dirigido à Diáspora cabo-verdiana será organizado na Embaixada de Cabo Verde, em colaboração com o IC, com objectivo de informar os cabo-verdianos sobre os incentivos de investimentos existentes para eles.

*ITPO – A ONUDI promove o investimento internacional e a transferência de tecnologia através de sua rede de promoção de investimentos e tecnologia. Os ITPOs são uns one-stop shops de quatro serviços cruciais para a promoção de investimentos e transferência de tecnologia:

• Divulgação de informações sobre investimentos;
• Identificação e promoção de oportunidades de investimento;
• Oferta de formação em técnicas de promoção; e
• Matching de financiadores de projectos com potenciais investidores estrangeiros.

O ITPO contribui para o desenvolvimento industrial e o crescimento económico nos países em desenvolvimento e de economias em transição, através da mobilização do investimento técnicos, de gestão e financeiros necessários para projectos industriais e de transferência de tecnologia.

Essa convergência é alcançada em estreita colaboração com escritórios de promoção do investimento e Tecnologia da ONUDI, com sede e suas várias representações em países em desenvolvimento.

Share |