Notícias

 

Dia da Industrialização em África é celebrado em Cabo Verde

Nações Unidas, Praia, 21 de Novembro de 2011 – O Dia da Industrialização em África é celebrado no dia 20 de Novembro de cada ano desde de 1990. A efeméride pretende mobilizar a comunidade internacional a contribuir para o fortalecimento da indústria africana, tendo por objectivo o crescimento económico sustentável e a erradicação da pobreza.

Em Cabo Verde, a data é assinalada com a realização de workshop intitulado Redução da Pobreza Energética em África & A Industrialização em Cabo Verde: o caminho a seguir , a ter lugar no dia 22 de Novembro de 2011, no Hotel Praia Mar – Cidade da Praia, destinado a empresas e instituições com responsabilidades no domínio da energia e industria em Cabo Verde. O evento constitui uma oportunidade para se debater os passos necessários que garantam uma energia sustentável para todos e bem como para promover a competitividade industrial em Cabo Verde.

O acesso seguro, confiável e eficiente à energia é fundamental para o desenvolvimento industrial bem como para o aumento da produtividade. Considerando que o ano de 2012 foi nomeado como o ano internacional da "Energia Sustentável para Todos", entendeu-se apropriado celebrar o Dia da Industrialização em África sob o tema "Redução da Pobreza Energética em África" com a realização de um workshop. Paralelamente a esta temática, irá igualmente ser analisado a "Industrialização em Cabo Verde: o caminho a seguir" com a apresentação do estudo sobre a Competitividade Industrial e a Agenda para a Promoção da Industria em Cabo Verde.

A mensagem proferida pelo Secretário-Geral das Nações Unidas sobre o Dia da Industrialização em África aponta o desafio da "Energia Sustentável para acelerar o Desenvolvimento Industrial", identificando que cerca de 600 milhões de pessoas em África ainda vivem sem acesso a energia de forma sustentável e a preços suportáveis. Considera ainda que este será um dos grandes impedimentos para o desenvolvimento económico e social de África e para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Para reduzir a pobreza energética e promover a revolução da energia limpa, três grandes objectivos foram lançados para 2030: (i) acesso universal a serviços modernos de energia; (ii) duplicar a taxa de melhoria da eficiência energética; e (iii) duplicar a percentagem de utilização de energia renováveis na total das energias consumidas.

Este fórum, realizado em parceria pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e o Ministério do Turismo, Indústria e Energia, e em colaboração com o Centro de Politicas Estratégicas e o Centro da CEDEAO para as Energias Renováveis e Eficiência Energética, enquadra-se no âmbito da implementação do Programa Único das Nações Unidas em Cabo Verde.

Sobre UNIDO

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) é a agência especializada das Nações Unidas que promove o desenvolvimento industrial para a redução da pobreza, incluindo a globalização e a sustentabilidade ambiental. A ONUDI foi criada em 1966 e tornou-se numa agência especializada das Nações Unidas em 1985. A Organização concentra a sua actividade em três temáticas inter-relacionadas: • Redução da Pobreza através da promoção de Actividades Produtivas • Promoção das Competências para o Comércio • Energia e Meio Ambiente Em Cabo Verde, no âmbito do Programa Único das Nações Unidas, a ONUDI tem projectos nas seguintes áreas: Promoção do Investimento; Acesso ao Financiamento; Introdução da Qualidade; Assistência Técnica às Empresas; Politicas Industriais; Empreendedorismo; Energias Renováveis e Ambiente de Negócios.

Veja as imagens do Atelier no Picasa

Download Quadro Legal Alimentar

Download Gestão da Qualidade Alimentar

Download Caso da Tecnicil Industria

Download Segurança Alimentar

Download Importância das Normas e do Codex Alimentariaus

Share |