Notícias

 

Semana do Aleitamento Materno - UNICEF alerta para a importância e os benefícios do aleitamento materno

Nações Unida, Praia, 06 de Agosto de 2010 – Dados da avaliação realizada nos três hospitais de Cabo Verde que aderiram a iniciativa "Hospital Amigo da Criança", cujo resultado foi apresentado hoje, revelam que actualmente somente 40% da mães amamentam seus filhos de forma exclusiva até os seis meses de vida.

De acordo com a referida avaliação, que contou com a parceria do UNICEF, estes dados representam uma queda de 20% na taxa de aleitamento exclusivo tendo atingido 60%, o que deixa as autoridades centrais da saude preocupados, pois apesar de hoje haver mais profissionais, mais estruturas de saude e melhores equipamentos não se registaram muitos avanços.

As razões apontadas para esse recuo no aleitamento materno prende-se com as deficiencias no seguimento e avaliação dos Hospitais que possuem o cerificado de Amigo da Criança e na estagnação dos incentivos e sensibilização para essa pratica.

Assim, na data em que se comemora a Semana do Aleitamento Materno, mais uma vez o UNICEF, através da sua Representante Senhora Petra Lantz, chama atenção para o facto da promoção do Aleitamento Materno ser uma das formas de garantir a saúde e o bem-estar da criança e da mãe, para alem de constituir uma obrigação de cada sector publico e privado e da sociedade civil em garantir à população o acesso às informações sobre os benefícios do aleitamento materno. Petra Lantz falava durante o encontro de apresentação dos resultados da avaliação, que decorreu na cidade da Praia, numa parceria UNICEF e Ministério da Saúde.

De acordo com os dados avançados pela Sra Lantz, citando o UNICEF, amamentar as acrianças imediatamente após o nascimento pode reduzir em 22% a mortalidade neonatal e o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, mais de 1,3 milhões de mortes de crianças menores de 5 anos nos países em desenvolvimento.

Por seu lado o Ministro de Estado e da Saúde, Dr. Basílio Ramos ao presidir o referido encontro afirmou que, "todo o potencial para melhorar os numeros do aleitamento materno já existem, uma vez que 75% da população tem acesso a uma estrutura de saúde, 80% das mulheres dão a luz em estruturas de saude e 90% das crianças com menos de 5 anos fazem o seguimento numa estrutura de saude, faltando somente a decisão politica.

Assim, o Ministro lançou um desafio aos profissionais da saude para que sejam engendrados os esforços de modo a que nos proximos 4 anos, todas as estruturas de Saude do país possam estar em condições de obterem o Certificado de Estrutura Amigo da Criança do UNICEF.

Para o Dr. Basílio Ramos, é necessário reforçar o Programa Nacional da Nutrição e estimular o Programa de Saude reprodutiva no sentido de cada estrutura assumir a responsabilidade em como vai seguir os 10 passos para a amamentação declarados pela UNICEF", reiteirou o governante.

Um outro compromisso assumido foi a avalição do impacto que a lei que regula a Comercialização dos substitutos do leite materno, adoptada em 2007, como uma das medidas de promoção da amamentação.

Share |