Notícias

 

FAO promove formação sobre o Sistema HORTIVAR

 

Nações Unidas, Praia, 10 de Junho 2011 - No âmbito da execução do Programa Único das Nações Unidas (One Program) assinado com o Governo de Cabo Verde, a FAO, em parceira com Ministério do Desenvolvimento Rural promove uma formação sobre sistema HORTIVAR, que decorrerá na cidade da Praia de 20 a 26 de Junho de 2011.

Note-se que Hortivar é um banco de dados da FAO, gratuito, sobre o desempenho de cultivares hortícolas em relação às condições agro-ecológicas, práticas de cultivo, ocorrência de pragas e doenças bem como a cronologia da produção.

O banco de dados tem duas funções primárias que são inter-dependentes: recuperação de dados e entrada de dados. Dados são recobrados por busca de acordo com vários parâmetros como: cultura, espécie, cultivar, país, referências geográficas, resistência a pragas, zona ecológica e sistemas de produção.

As informações registadas no banco de dados serão relativas aos produtos existentes localmente. Hortivar cobre 6 categorias hortícolas: legumes, frutas, raízes e tubérculos, fungos, plantas ornamentais, plantas aromáticas e condimentes.

A formação terá duas componentes: a componente teórica, relativa à apresentação do Hortivar, as funções, objectivos e busca de informações para os futuros formadores e a componente prática que se dedicará à entrada de dados no sistema.

A formação será ministrada por Eduardo Rodrigues Puntel, consultor da FAO, e contará com a participação dos técnicos do Ministério do Desenvolvimento Rural e do sector privado.

Share |