Notícias

 

Higiene nas escolas - UNICEF apoia campanha de sensibilização

Com o apoio do UNICEF, O Ministério da Educação e Desportos de Cabo Verde fez a apresentação publica de uma serie de materiais de sensibilização desenvolvidos para apoiar acções em matéria de gestão e conservação das estruturas sanitárias e para a promoção da higiene nas escolas, particularmente da lavagem das mãos com sabão.

Na apresentação oficial que ocorreu no inicio de Março, num acto que contou com as presenças do Ministro da Educação e Desportos, Dr Octavio Tavares, da Representante do UNICEF Sra Petra LANTZ, e responsaveis de diferentes departamentos do Ministério da Educação, a Representante do UNICEF deixou três mensagem as crianças sobre a importância do bom uso das infra-estruturas sanitárias, dos materiais e equipamentos.

Uma das mensagem chave, com a qual as crianças concordaram foi que a utilização as casas de banho deve ser feita com carinho e respeito, pois a agua, o sabão e os equipamentos das WC, muitas vezes são contribuições de todas as pessoas, quer através de acções voluntarias quer através de impostos, conseguidos por meio de cooperação, a vários níveis, e neste caso uma delas através do UNICEF. Neste sentido a Representante do UNICEF dialogou com as crianças colocando ênfase no cuidado que elas devem ter para com a escola como se fosse as suas próprias casas.

A segunda mensagem deixada por Petra Lantz as crianças e aos presentes no evento, foi que a lavagem das mãos com agua e sabão sempre antes das refeições e depois de utilizarem a sanita, evita doenças e lembrou que, sendo a agua um bem precioso, elas devem ter sempre o cuidado de fechar as torneiras, contribuindo assim para a poupança da agua.

Ao terminar, a Representante do UNICEF lembrou aos alunos que as infra-estruturas escolares é um bem comum, que bem preservado servirá para as gerações futuras.

Os materiais produzidos (video educativo, cartazes, adesivos e livro educativo), serão utilizados em salas de aula como material de apoio dos professores para a promoçao das actividades sobre agua, saneamento e higiene, a ser desenvolvido em todas as escolas do Ensino Básico Integrado, a nível nacional.

Os mesmos serão igualmente utilizados nas sessões de sensibilização de toda a comunidade educativa (alunos, professores, pais e comunidade local), para uma melhor gestão dos equipamentos educativos (casas de banho) e promoção da saúde escolar.

 

Share |