Notícias

 

Agricultura

FAO apoia a implementação de instalações hidropónicas piloto em Cabo Verde

 


Nações Unidas, Praia, 20 de Julho de 2012 - Decorre na cidade da Praia, o Atelier de lançamento do Projecto “Implementação de instalações hidropónicas pilotos em Cabo Verde”, orçado em 400.000 Dólares e financiado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura - FAO.

Este projecto vem responder às prioridades definidas pelo Governo em matéria de agricultura, tendo identificado a hidroponia como uma área com potencialidades e qe deve ser explorada. Por outro lado o projecto irá promover o desenvolvimento económico, através do aumento da oferta de hortaliças de qualidade para superar as necessidades de uma população em rápido crescimentocomo do sector turístico em expansão.

Alem disso, o desenvolvimento da hidroponia também poderá reduzir os custos de produção e ambiental através da diminuição do consumo da água, adubos e pesticidas e, reduzir também, os desequilíbrios entre a oferta/procura actual.

Com o presente projecto se pretende desenvolver unidades hidropónicas piloto, criando assim uma base segura e sustentável para o desenvolvimento da hidroponia e, ao mesmo tempo, estimular um efeito multiplicador importante de expansão a nível nacional.

O seu objectivo geral é contribuir para a divulgação da hidroponia, isto de acordo com as politicas de desenvolvimento do país, em particular, no que diz respeito à redução da pobreza e da segurança alimentar, do desenvolvimento económico e promoção das exportações.

O projecto pretende ainda  promover uma hidroponia sustentável e rentável; optimizar os sistemas e métodos de construção e gestão da unidades hidropónicas; analisar “Custos/Benefícios” da hidroponia em Cabo Verde; Identificar o potencial da hidroponia em contribuir na redução dos desequilíbrios actuais entra a oferta e a procura de hortaliças de qualidade.

Share |