Notícias

 

Vietnam acolhe a Conferencia Internacional sobre os esforços das Nações Unidas para melhorar a sua Cooperação e respostas às prioridades de desenvolvimento dos países

 

Hanoi, 14 de Junho de 2010 - Uma reunião internacional sobre os esforços de reforma das Nações Unidas a nível dos países, intitulada a Conferência Tripartida de Alto Nível sobre o Delivering as One: Lições de Avaliação dos países piloto e as perspectivas para o futuro” está a decorrer em Há Noi, Vietnam, de 14 - 16 de Junho.


O evento reúne mais de 260 participantes provenientes dos oito países que encabeçam a iniciativa "Delivering as One", dos sete que adoptaram voluntariamente a abordagem do Delivering as One, os quais foram convidados a partilhar as suas experiências para além dda presença de 22 países que têm financiado e têm demonstrado interesse no processo de reforma da ONU. Estarão presentes ainda, delegados da ONU, representações dos Governos dos países participantes, de organizações internacionais e missões diplomáticas acreditadas no Vietnam.


Durante a reunião, os participantes analisarão as conclusões da Avaliação do País, feita com base nas experiências relevadas dos países pilotos. Com base nas lições aprendidas, a conferência irá definir uma agenda para futuras acções visando a melhoria da cooperação, assim como para aprofundar e expandir a abordagem do "Delivering as One". Por outro lado a conferência de Hanoi constitui um fórum privilegiado para partilhar com os doadores os progressos bem como os desafios ao se adoptar a abordagem do "Delivering as One”.


Em 2007, oito países (Albânia, Cabo Verde, Pakistão, Moçambique, Ruanda, Tanzânia, Uruguai e Vietname) concordaram em se tornar piloto na implementação do "Delivering as One" como um esforço para melhorar a coerência, a eficácia e relevância do Sistema das Nações Unidas. Tanto os países-piloto como as equipas das Nações Unidas nos respectivos países, assumiram uma tarefa ambiciosa: ser o primeiro a implementar as mudanças e demonstrar os benefícios das acções em estreita coordenação entre diferentes agências da ONU e cada país. A abordagem do "Delivering as One" já foi adoptado voluntariamente por um número crescente de outros países. A energia e o grande compromisso de todas as partes, têm sido cruciais para tornar este elemento da reforma da ONU uma realidade.


De acordo com uma nota de imprensa divulgada em Hanoi, a Conferencia Tripartida de Alto Nível realizada naquela cidade, reflecte o engajamento do Governo do Vietname em colaborar com a ONU na promoção de uma ONU mais coerente, eficaz e eficiente a nível dos países.


A referida Conferência foi aberta oficialmente hoje, 14 de Junho, numa cerimonia presidida pelo Vice-Ministro do Ministério do Planeamento e Investimento do Governo do Vietname, Sr. Nguyen The Phuong, e pela Presidente do Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas, a Sra. Helen Clark. Os países-piloto irão apresentar e compartilhar as constatações, as lições aprendidas e as conclusões das avaliações realizadas nos respectivos países.


Com cinco pilares, a iniciativa do "Delivering as One" - Um plano / Um programa; Um fundo; Um conjunto de práticas de gestão / Uma casa, Um líder e uma voz, os participantes, irão amanhã dia 15 de Junho participar, paralelamente em workshops temáticos com vista à adopção de uma agenda de acção visando melhorias na implementação destes pilares, nos países países-piloto assim como nos países que adoptaram voluntariamente a iniciativa. Os temas são: i) A liderança e apropriação nacional e coerência da contribuição do Sistema das Nações Unidas; ii) A resposta do sistema das Nações Unidas às necessidades e prioridades nacionais; iii) A eficácia do Sistema das Nações Unidas; iv) As praticas de gestão e v) O financiamento.

Na quarta-feira 16 de Junho, está prevista a cerimonia de abertura do segmento de Alto nível da conferência a ser presidida pelo Primeiro Ministro do Vietnam, Sr. Nguyen Tan Dung, o ministro do Planeamento e Investimento, Sr. Vo Hong Phuc, do Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas, Sra. Asha Rose Migiro e os líderes de alto nível de outros países, organizações nacionais e internacionais.


Da Conferência Hanoi esperara-se uma Declaração final que deverá traçar de forma clara as passos a serem seguidos na implementação da iniciativa do "Delivering as One", reiterando, ao mesmo tempo, o compromisso dos Governos dos países-piloto e dos países voluntários, dos doadores e do Sistema das Nações Unidas em promover novas medidas para garantir que o sistema das Nações Unidas contribua para o desenvolvimento de forma mais eficaz, a nível dos países.