Notícias

 

Cabo Verde: Solidariedade com as Crianças do Haiti - Fundação infância Feliz faz doação ao UNICEF

Num acto de solidariedade, a Fundação Infância Feliz, instituição não governamental, fez a entrega oficial ao UNICEF de um donativo no valor de mais de 3,200,000 (três mil e duzentos contos) correspondendo a cerca de 33,000 mil dólares americanos.


Esta doação é o resultado de uma de angariação de fundos que decorreu durante três meses, e desencadeada após o sismo que abalou aquela ilha das Caraíbas, em Janeiro deste ano. A presidente da Fundação Infância Feliz e Primeira Dama de Cabo Verde, Senhora Adelcia Pires, afirmou durante a cerimonia que este acto, apesar de simbólico e tendo em conta da pequenez do país, reflecte o espírito de solidariedade dos cabo-verdianos e o grande sentimento que o povo de Cabo Verde nutre pelo povo do Haiti, demonstrado na adesão do caboverdianos à iniciativa.


Durante uma mensagem proferida no momento, a Primeira-Dama de Cabo Verde sublinhou que a campanha integrava varias componentes, de entre as quais se destaca a cultura, através de realização de um concerto, envolvendo vários artistas nacionais residentes e não residentes no país. Realçou ainda o papel da comunicação social na divulgação das actividades. De acordo com Adelcia Pires, o sucesso da iniciativa deve-se ao envolvimento da população cabo-verdiana, afirmando que "a população em geral ouviu, viu e sentiu o que nós criamos”.

Conforme explicação do processo e das actividades da campanha, a Primeira Dama de Cabo Verde, salientou que no inicio da campanha, foram abertas duas contas bancárias para que a população pudesse fazer a sua doação, acrescentando que “As actividades de angariação de fundos tiveram como ponto alto o espectáculo com artistas cabo-verdianos. Antes de terminar a Presidente da Fundação Infância Feliz salientou o papel importante que os professores desempenharam a nível nacional nesse movimento de solidariedade, demonstrando uma e grande vontade de contribuir.


Em nome do UNICEF, a Representante, Senhora Petra Lantz, com emoção e reconhecimento do grande sentido de solidariedade e pelo esforço dos caboverdianos, afirmou que esta doação é encorajadora e com certeza irá beneficiar as crianças do Haiti, salientando que Cabo Verde "é um dos países mais ricos em termos de amor, carinho e sentimentos". Na ocasião, a Representante do UNICEF em Cabo Verde, perante os funcionários presentes, agradeceu o donativo à Fundação Infância Feliz , aos artistas e a toda a população caboverdiana que participou na campanha de forma directa ou indirectamente.