Notícias

 

A ONUHabitat em parceria com o Ministério da Descentralização Habitação e Ordenamento do Território

A ONUHabitat em parceria com o Ministério da Descentralização Habitação e Ordenamento do Território e a ANMCV organizaram de 22 a 03 de Julho uma Formação de Formadores em Liderança Local destinado a todos os municípios de Cabo Verde com o objectivo de ter quadros formadores nos municípios em Liderança Local de forma a apoiar o processo de reforço das capacidades dos municípios de cabo Verde em Planeamento Estratégico.

Essa acção inscreve-se no âmbito da implementação do Programa Único assinado entre as diferentes agencias das Nações Unidas e o Governo, cujas actividades especificas integram o subprograma 3 - promoção da participação cidadã para a preservação do desenvolvimento urbano - e o sub-programa 4 -reforço dos municípios para a planificação estratégica e o desenvolvimento económico local.

A Coordenadora Residente a.i do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Senhora Narjess Saidane, ao reconhecer a importância do encontro, sublinhou na ocasião que as Nações Unidas continuarão a cooperar com o Governo no processo de descentralização, com o objectivo de apoiar os esforços de melhorias constantes da vida das populações em todo o território nacional. Para aquela responsável das Nações Unidas, isto pressupõe prerrogativas e recursos ao nível local que permitam responder de forma eficaz as necessidades de um desenvolvimento homogéneo.

Por seu lado a Ministra da Descentralização, Habitação e Ordenamento do Território Dra. Sara Lopes, salientou que esta acção de formação e a presença de todos o municípios, testemunham engajamento dos municípios a desenvolverem uma cultura de valorização de recursos humanos visando consolidar o processo de descentralização em Cabo Verde. Neste sentido, a Ministra Sara Lopes, considerou ainda o seu Ministério ira continuar a contar com o apoio do UN Habitat assim como de outras agencias das Nações Unidas.