Notícias

 

Dia Mundial de Luta contra Droga - 26 de Junho de 2011

"Acção global para comunidades saudáveis sem drogas"

O fenómeno do uso e tráfico ilícito de drogas continua a merecer a atenção e acção especial dos estados e da sociedade civil em geral porquanto as drogas representam tanto uma ameaça à saúde e segurança das pessoas e comunidades como ao desenvolvimento dos estados. Neste sentido, a abordagem ao controlo de droga tem sido feita de uma forma mais equilibrada, centrada no desenvolvimento, segurança, justiça e saúde para reduzir a procura e oferta e quebrar os fluxos ilícitos.

O Relatório Mundial sobre as Drogas 2010 do ONUDC mostrou que, não obstante o facto do cultivo das drogas (ópio e coca) ter diminuído e o consumo estabilizado nos países de destino, há sinais claros de um aumento do uso de drogas nos países em desenvolvimento, assim como um aumento exponencial no consumo das drogas sintéticas (ATS).

Relativamente aos novos mercados de consumo existe um grande risco dos países de trânsito desenvolverem um mercado local cada vez mais grande devido ao facto de parte da droga ser utilizada como moeda de pagamento aos traficantes locais.

Face a este perfil de risco e vulnerabilidade no qual Cabo Verde é certamente ilegível, é imperativo ter uma resposta conjunta e efectiva através da prevenção e tratamento das toxicodependências. Todos, incluindo entidades públicas e privadas assim como a sociedade civil e as comunidades são chamados a dar o seu contributo para a luta contra a droga.

Este ano o ONUDC elegeu o lema "Acção Global para Comunidades Saudáveis Sem Drogas" para a campanha mundial de luta contra a droga e em comemoração do dia 26 de Junho – Dia Mundial de Luta Contra a Droga – onde se reforça o papel que as comunidades desempenham na abordagem ao desafio da droga na sociedade. O mesmo procura realçar o facto das abordagens de sucesso na prevenção e tratamento das toxicodependências envolverem famílias, escolas e comunidades para a construção de factores protectores e faz um apelo às comunidades a agirem contras as drogas.

Para as Comemorações alusivas ao dia 26 de Junho de 2011, a Comissão de Coordenação de Combate à Droga (CCCD) e os seus parceiros tradicionais e em colaboração do Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (ONUDC) irá promoverr um série de actividades de prevenção e sensibilização em todos os concelhos do países através do núcleos concelhios.

Assim, para o Concelho da Praia estão previstas as seguintes actividades:

Seminário com os Jornalistas em matéria de prevenção das drogas e crime, de 23 a 25 de Junho de 2011 com o objectivo de relançar a rede de jornalistas e comunicadores sociais em matéria de prevenção das drogas e do crime e sensibilizá-los para a importância do papel da Comunicação social no processo de prevenção, enquanto agentes de mudança.
Marcha contra a Droga no dia 24 de Junho com objectivo de sensibilizar a sociedade Cabo-verdiana à problemática da droga e o engajamento das comunidades na luta e prevenção do uso de drogas, promovida pelo Núcleo de Prevenção do Concelho da Praia. Os participantes estarão trajados com t-shirts e munidos de dísticos confeccionados para o efeito.
Lançamento de um Clip de prevenção com artistas Caboverdianos previsto o dia 26 de Junho, Domingo, no Cruz de Papa, fruto de um projecto musical com temas relacionados com a droga.
Actividades com as Famílias dos Residentes da CTGSF, com palestra e convívio na Comunidade Terapêutica GranJa S. Filipe, no dia 26 de Junho, das 9H00 às 14H00.

Distribuição e Divulgação de Materiais de Sensibilização durante o período da campanha com folhetos, desdobráveis, Boletim Informativo "Infodroga", mensagens na TV e rádio.

Share |