Notícias

 

Formação em género e família - UNI-CV em parceria com UNFPA e ONU-Mulheres conclui formação em género e família

As Nações Unidas em Cabo Verde, através das agências FNUAP e UNWOMEN apoiaram a primeira formação de formadores em género e família organizada pelo Centro de Investigação em Género e Família (CIGEF) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) em parceria com o Instituto Cabo-verdiano para a Equidade e Igualdade de Género (ICIEG).

O curso que terminou em inícios do mês de Março, teve uma duração de 100 horas lectivas, enquadrada no âmbito dos cursos de extensão universitária da Uni-CV, tendo beneficiado reuniu 30 alunos/as, sendo seis homens e 24 mulheres. Com o objectivo de criar em Cabo Verde uma equipa de formadores/as, engajados/as na promoção da igualdade de género e com competências no domínio específico de género e família e das técnicas pedagógicas inerentes aos processos de sensibilização e formação, o curso foi considerando uma oportunidade para os formandos, em alargar os seus conhecimentos e experiência no domínio da promoção do género.

Esta formação, ministrada por profissionais do ICIEG e da Universidade Técnica de contribuiu para integrar os objectivos da igualdade de género de forma transversal no desenho e desenvolvimento das políticas e práticas da Uni-CV, segundo o Reitor, Dr. Antonio Correia e Silva, pois «a abordagem de género é um tema crucial para o desenvolvimento da sociedade».

No seu discurso de enceramento do referido curso, a Coordenadora do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Senhora Petra Lantz destacou o compromisso do sistema para com a promoção da equidade de género e a protecção da mulher, lembrando ao mesmo tempo trajectória do CIGEF desde que foi criado em 2008 e o facto de a formação contar com 6 participantes homens.

Por seu lado, a Ministra de Trabalho, Família e Solidariedade, Dra. Madalena Neves, ao presidir o acto do encerramento do cursos defendeu a valorização e promoção da família anunciando a pronta aprovação duma lei contra a violência baseada no género (VBG).

O referido curso contou com três vertentes – as relações de género, a família e a formação pedagógica – cada uma das quais foi apresentada através de uma abordagem holística, relacional e integradora. Estas particularidades remeteram à necessidade de se partir de um enfoque evolutivo teórico/conceptual sobre as questões ligadas ao género e à família; proceder a familiarização e análise dos instrumentos internacionais e regionais de promoção da igualdade de género e de apoio e desenvolvimento as famílias; bem como questionar as manifestações das desigualdades de género na área social, económica, nas relações de poder tanto na família como no espaço público e na construção da identidade sexual.

O Centro de Investigação e Formação em Género e Família foi criado em 2008 como uma unidade orgânica da Uni-CV, de carácter interdisciplinar, com funções de investigação científica, formação, extensão e desenvolvimento nas áreas do género e da família, em parceria com o ICIEG e o apoio do FNUAP e UNIFEM (agora UNWOMEN). O Centro tem por missão contribuir, através de investigação, formação e actividades de extensão, para a concepção, divulgação e implementação de programas, projectos e medidas de política que visem o desenvolvimento equilibrado das relações de género e familiares nos domínios social, económico, político, científico e cultural.

Share |