Notícias

 

Programa das Pequenas Subvenções às ONG’s: GEF SGP /PNUD disponibilizam 310,000 dólares americanos para financiar projectos de preservação de recursos naturais desenvolvidos em 8 municípios do país

 

Nações Unidas - Praia, 09 de Julho de 2010 - O Programa das Pequenas Subvenções às ONGs (GEF SGP Global Environement Funds/PNUD), uma iniciativa conjunta da Direcção Geral do Ambiente (DGA) e do PNUD irá assinar com as ONG´s locais protocolos de entendimento para o financiamento de projectos de preservação dos recursos naturais, a serem desenvolvidos em 8 municípios do país, num total de 310,000 dólares americanos para o ano de 2010.


Projectos relacionados com a promoção, gestão e conservação de um ambiente sustentável, abarcando as áreas de conservação da biodiversidade, protecção das tartarugas marinhas, luta contra a desertificação, irrigação gota-a-gota, hidroponia, reforço das capacidades e de envolvimento de comunidades locais na gestão dos recursos das áreas protegidas, entre outros, serão executados por 19 associações das ilhas da Boa Vista, Maio, Santiago, Santo Antão e São Vicente.


A assinatura dos protocolos constitui uma das etapas do programa, cuja operacionalização prevê uma série de actividades chaves, entre as quais se destaca a elaboração de uma Estratégia de Programa do País (EPP), que tem a função de articular as necessidades e prioridades do país em matéria ambiental, com os compromissos assumidos a nível internacional, integrando ainda eixos transversais como a luta contra a pobreza e a igualdade do género.


O Programa das Pequenas subvenções do Fundo Mundial do Ambiente às ONGs (GEF SGP) é um programa a nível mundial implementado pelo PNUD e executado administrativamente pelos Escritórios das Nações Unidas para Execução de Projectos, a UNOPS. Lançado em 1992, expandiu-se de 22 países para 97, em 2007, e para 120 em Maio de 2009. Hoje, apoia mais de 13,000 projectos em várias regiões do globo. O processo de implementação do GEF SGP em Cabo Verde iniciou-se em 2006, tendo passado por uma missão de avaliação das capacidades e efectivamente implementado em Agosto de 2009.


O GEF SGP financia projectos somente a organizações da sociedade civil nas 5 áreas focais do GEF, nomeadamente Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Águas Internacionais, Degradação de Terras e Poluentes Orgânicos Persistentes. .


A cerimonia de assinatura dos Protocolos de Entendimento, será presidida Coordenadora Residente das Nações Unidas em Cabo Verde, Senhora Petra Lantz, na presença do Director Geral do Ambiente, Sr. Moisés Borges, e decorrerá na sala de reuniões do Edifício das Nações Unidas, no dia 12 de Julho, às 15h00.