Notícias

 

UNIDO apoia formação avançada em “Consultoria de Empresas”

 

Nações Unidas, Praia, 16 de Abril de 2012 -  A UNIDO e a ADEI, realizaram uma acção de formação avançada em “Consultoria de Empresas”, destinada a consultores, gestores e quadros técnicos das organizações públicas e privada, tendo como objectivo como objectivo o reforço das capacidades de consultoria em matérias importantes para a competitividade das Pequenas e Medias Empresas (PME's) nos domínios da Reengenharia e gestão de processo; da Gestão da qualidade; da Gestão de Recursos Humanos; da Identificação de custos e preços de produtos; Preparação de um plano de negócios; Implementação de um sistema de controlo de stocks e Redução de desperdício.

A acção foi conduzida por um formador de reconhecimento internacional, da UNIDO, e coadjuvada por um co-formador nacional. Ao final da formação os participantes estarão habilitados para prestar
consultoria em diferentes como Organização e gestão de processos produtivos; a Melhoria de produtividade (RH) e eficiência dos equipamentos; Gestão de Recursos para um Produção e Consumo Sustentáveis (Produção mais Limpa); Gestão de marketing; Gestão da qualidade; Preparação de plano de negócios.

Esta acção decorre no âmbito do ‘One Program’ das Nações Unidas em Cabo Verde, que foi aprovado pelo governo, e que implementa, entre outros, o Sub-Programa de Crescimento e Oportunidades Económicas. Uma das actividades realizadas neste sub-programa é o fortalecimento das capacidades dos Serviços de Desenvolvimento Empresariais no desenvolvimento do sector privado e a criação de uma rede / network de instituições que apoiam o empresariado.

A UNIDO, como agência especializada das Nações Unidas que promove o desenvolvimento industrial para a redução da pobreza incluindo a globalização e sustentabilidade ambiental, apoia a ADEI na realização desta actividade.

Com intuito de melhorar as capacidades dos formadores e dos consultores em Cabo Verde, duas formações estão agendadas para 2012. Primeiro, esta formação de consultores em "Extensão Industrial e Melhoria da Produtividade", que será seguida pela "Formação de Formadores na Facilitação de grupos de Auto-Ajuda empresarial" a ter inicio no dia 23 de Abril.

A Formação de Consultores em ‘Extensão e Melhoria da Produtividade Industrial’ é um curso intensivo de quatro semanas projectado para capacitar os participantes com o Conhecimento, Atitude e Competências na prestação de serviços de consultoria e de apoio às PME e grupos de auto-ajuda empresarial.

Espera-se que esta formação irá reforçar suas capacidades na assistência técnica às PME's e os grupos de auto-ajuda, nomeadamente, na identificação, análise e resolução de constrangimentos e/ou problemas, e assim, ajudar à melhorar sua produtividade e competitividade.

De referir que estas formações foram implementadas em Cabo Verde no ano de 2010 na cidade da Praia com sucesso e o impacto nas empresas já se faz sentir através dos Programas de Apoio às Empresas promovidos pela ADEI.

Share |