Notícias

 

Formação em alimentação saudável

 

Nações Unidas, Praia, 28 de Maio de 2012 - No âmbito da implementação do Programa Conjunto “Apoio à Segurança Alimentar e Nutrição nas Escolas”, as Nações Unidas, a Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (FICASE) e a Direcção Nacional da Saúde, realizam uma acção de capacitação das Cozinheiras e da Comunidade educativa das escolas piloto de Santiago, de 28 de Maio a 8 de Junho de 2012.

Com o objectivo de capacitar as cozinheiras e a comunidade educativa das escolas, a formação de dez dias abordará temas que são: Os conceitos básicos sobre a alimentação e nutrição; A definição de higiene e segurança sanitária dos alimentos; As técnicas de conservação dos alimentos; As técnicas de embalagem e armazenamento dos alimentos;

Está prevista igualmente uma sessão prática de culinária, das técnicas de embalagem/armazenamento e da higienização (utensílios, equipamentos e instalações). O programa abordará ainda a auto-estima e motivação pessoal.

Ainda, durante a formação, está previsto uma visita guiada à cantina escolar de uma escola do pré-piloto.

Esta formação que beneficiará um total  de 84 formandos terá como público-alvo: na Praia: a Escola de Salineiro; a Escola de Trindade e Escola de Calabaceira) e contará com 9 cozinheiras; 6 Professores; 3 Gestores; 3 Responsáveis da Cantina Escolar; 6 Representantes da Comunidade, num total de 27 formandos.

Em Assomada englobará a Escola Rª da Barca, Escola Assomada; Escola Picos; Escola de S. Jorge, Escola de Longueira e Escola de S. Miguel) com 21 cozinheiras; 12 Professores; 6 Gestores; 6 responsáveis da Cantina Escolar; 12 Representantes da Comunidade reunindo um cerca de 57 formandos.

Serão abrangidos igualmente os responsáveis concelhios da FICASE que não participaram no Curso de Boas Praticas de Fabrico realizada em Abril do corrente em todos os concelhos do país e os profissionais da saúde das Delegacias / Centros de Saúde nas zonas cobertas pelo piloto em Santiago.

A Formação será  repartida em 2 sessões:  1ª Sessão na Praia: 28 de Maio a 08 de Junho / Local: Cantina das Nações Unidas e a  2ª sessão em Assomada: 11 a 22 de Junho nas instalações da Caritas   (Picos)

 

Share |