Notícias

 

Dia Internacional da Familia assinalado em Cabo Verde

 

Nações Unidas, Praia, 15 de Maio de 2013 - Assinala-se hoje, 15 de Maio, o Dia Internacional da Família, sob o lema “Promover a Integração Social e a Solidariedade Intergeracional”.

O acto central das comemorações desta efeméride, ocorreu esta  manhã, na sala de conferências do Palácio do Governo, num encontro organizado pelo Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos,  onde foram apresentados e debatidos os temas “O Papel da Família na promoção da integração social e na solidariedade intergeracional” e “A família e as Políticas Públicas de Desenvolvimento Social em Cabo Verde”, bem como o primeiro Draft do Cadastro Social e de Beneficiários, no âmbito do Programa Transferência de Renda.

O lema escolhido este ano para comemorar o Dia Internacional da Família, destaca o papel da família na promoção da integração social e da solidariedade entre gerações, uma vez que a coesão social e traz uma reflexão sobre a sua influência na formação do individuo  e no bem estar das comunidades.

No acto do encerramento do encontro a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Sra. Ulrika Richardson-Golinski afirmou que "A Família é a primeira ligação de qualquer individuo ao mundo, e é, por excelência, o núcleo vital da comunidade e da sociedade. O papel da família é fulcral na construção do individuo, sendo a fundação para os cuidados das crianças, particularmente na primeira infância, dos adolescentes e jovens, mas também dos idosos. Capacitar as famílias a cumprir com todos estes papeis fundamentais se torna ainda mais importante em contextos socio-económicos difíceis, tendo em conta que nenhum país pode pôr em risco o desenvolvimento das suas crianças, o acompanhamento dos seus jovens, e a assistência aos seus idosos. Este papel da família ao longo da vida dum individuo acaba por ser a parte maior do desenvolvimento sustentável de qualquer sociedade"

Para a Coordenadora Residente, as famílias hoje em dia no mundo inteiro, num contexto global de crise estão a enfrentar grandes dificuldades para cumprir com o seu papel. e o acompanhamento do Estado é fundamental não só para o desenho e a implementação de políticas e programas de apoio às famílias, mas também na sua função coordenadora das contribuições dos sectores não  governamentais, considerou por isso que, assinalar este dia, é mais  uma oportunidade para realçar a necessidade de se ter abordagens integradas e multissectoriais, articulando as esferas económica e social, para o alcance dos objectivos de desenvolvimento definidos.

Na ocasião, a Ministra da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos, que também tutela as áreas do Desenvolvimento Social e Família, Janira Hopffer Almada, afirmou que considerando a importância, o valor o Governo vem apostando na adopção de uma plataforma integrada e na definição de uma estratégia de promoção e desenvolvimento da familia visando a criação de condições que contribuam para o seu fortalecimento . Para Janira Hopffer Almada, todas as iniciativas em curso conjugada a manifesta vontade de fazer mais e melhor empoderará  as famílias, particularmente as mais vulneráveis, de modo a que possam por si mesmo contribuir para a melhoria da sua condição.

A ocasião constituiu também uma oportunidade, com base nas apresentações feitas, de desencadear um debate, que conforme os participantes será necessário continuar,  sobre o conceito de família em Cabo Verde.

Share |