Notícias

 

PAM transfere Cantinas Escolares para o Governo

Praia, (Nações Unidas) 23 de Julho de 2010 – O Director Regional do Programa Alimentar Mundial (PAM) para a África Ocidental, Senhor THOMAS YANGA, chegará ao país no dia 26 de Julho, para uma visita oficial de dois dias.

Em Cabo Verde, aquele dirigente do PAM será recebido pelas autoridades nacionais destacando-se os encontros já agendados com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Eng. José Brito, o Ministro da Educação, Dr. Octávio Tavares, e o Ministro do Ambiente, Desenvolvimento Rural e Recursos Marinhos, Dr. José Maria Veiga.

Esta visita ao país de Thomas Yanga, enquadra-se no âmbito da transferência oficial do Programa de Cantinas Escolares para o Governo de Cabo Verde cujo acto central está previsto para o dia 27 de Julho de 2010.

Recorde-se que a assistência do PAM em Cabo Verde começou em 1975 através de vários projectos de acção rápida e operações de emergência, designadamente a alimentação a Instituições de Educação, de doentes hospitalizados, o apoio aos retornados de Angola, a participação no combate à seca e actividades no sector do desenvolvimento rural.

O PAM desenvolveu ainda programas a favor dos grupos vulneráveis, nomeadamente crianças dos jardins infantis das zonas rurais, órfãos e adolescentes inscritos nos estabelecimentos de formação, famílias indigentes, idosos, doentes crónicos e crianças mal-nutridas. Este projecto começou em 1977 terminou em 1997 e chegou a contemplar cerca de 45 mil pessoas. Um outro sector apoiado durante três anos pelo PAM foi o sector de desenvolvimento cooperativo.

O apoio do PAM ao sector educativo em Cabo Verde remonta a 1979, com o inicio de um projecto piloto de alimentação escolar de dois anos, na ilha de São Nicolau. A partir de 1981-1982, o apoio do PAM foi-se alargando progressivamente às outras ilhas cobrindo todo o país, para depois de 31 anos, após ter criado condições, transferir o programa de alimentação escolar ao Governo de Cabo Verde.

Para mais informações, contactar:

Escritório dos Fundos e programas das Nações Unidas em Cabo Verde
Natália C.Vera-Cruz
tel. 260 96 14
natalia.veracruz@cv.jo.un.org

Share |