Notícias

 

Conferência Regional sobre Eleições e Estabilidade na África Ocidental

Praia/Dakar 16 de Maio de 2011 – Será realizada de 18-20 de Maio de 2011 na Praia, Cabo Verde uma conferência regional sobre o tema "Eleições e estabilidade na África Ocidental".

Esta conferência tem como objectivo analisar o impacto dos processos eleitorais sobre a estabilidade na África Ocidental e suas implicações na prevenção de conflitos, democracia e construção da paz.

Constatando que apesar dos progressos significativos registados na organização de eleições pacíficas e credíveis na África, as eleições continuam a ter momentos de vulnerabilidade política e social, muitas vezes marcados por grandes tensões e até mesmo violência, a conferência entende dever analisar os principais desafios à estabilidade política dos processos eleitorais e apresentar recomendações práticas e inovadoras para apoiar os Estados da África Ocidental, particularmente aqueles com eleições previstas para 2011 e 2012.

Uma avaliação da implementação do Protocolo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre a democracia e a boa governação, dez anos após a sua adopção, será seguido de uma análise crítica às recentes eleições na África Ocidental. A conferência seguidamente abordará questões importantes, como o financiamento das eleições, o funcionamento das comissões eleitorais, a gestão de conflitos eleitorais, o papel da mídia e do sector de segurança, direitos humanos e a questão do género bem como o apoio das Nações Unidas e da comunidade internacional aos processos eleitorais.

Uma centena de participantes de formações diferentes vão participar na conferência, incluindo personalidades de alto nível, representantes dos governos, comissões eleitorais, conselhos constitucionais, forças de segurança, os mídia, a sociedade civil e organizações regionais e internacionais.

A conferência é organizada sob a égide do Escritório das Nações Unidas para a África Ocidental (UNOWA), em colaboração com o Governo de Cabo Verde, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e com o apoio do Departamento de Assuntos Políticos da ONU e sua Divisão Eleitoral, da CEDEAO, União Africana (UA), Organização da Francofonia (OIF) e União Europeia.

Para mais informações:

• Laurence Gérard, Responsável pela informação pública e porta-voz, Escritório das Nações Unidas para a África Ocidental – gerardl@un.org- http://unowa.unmissions.org
- +221 77 332 4928 - http://unowa.unmissions.org
• Maimouna Mills, PNUD Centro Rogional - Conselheiro Regional em Comunicação - maimouna.mills@undp.org - +221 77 529 12 98 – www.undp.org
• Anita Pinto, Analista em Comunicação – NU Praia, Cabo Verde - Tel:(+238) 26096 00 – Móvel: (+ 238) 991 45 55 - anita.pinto@one.un.org - www.un.cv

Share |