Notícias

 

Dia 10 de Dezembro - Dia Internacional do Direito Humanos

Nações Unidas, Praia, 10 de Dezembro de 2010 – Este ano o Dia Internacional dos Direitos Humanos, foi comemorado sob o lema Faça-se Ouvir pelo Fim da Discriminação, cujo objectivo é contribuir para o reforço das acções e iniciativas, aos níveis locais e internacionais, na luta contra a discriminação.

Em Cabo Verde, numa parceria entre as Nações Unidas e a Comissão Nacional dos Direitos Humano e Cidadania (CNDH) teve lugar uma acção de sensibilização publica sobre os direitos humanos, baseada essencialmente na leitura comentada dos artigo da Declaração dos Direitos Humanos, onde participaram jovens, estudantes, activistas, representantes da sociedade civil e outros.

No acto, a Representante das Nações Unidas em Cabo Verde, senhora Petra Lantz, saudou a iniciativa, ressaltando que este ano o Secretario Geral das Nações Unidas, na mensagem prestou homenagem aos defensores destes direitos humanos em todo o mundo, sublinhando que trata-se de um grupo muito variado de pessoas, sendo que algumas pertencem a organizações da sociedade civil, outras são jornalistas ou, por vezes, simples cidadãos, levados a agir por terem sabido de abusos perto deles..

Para a Presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania, Zelinda Choen, este constituiu um momento de reflexão sobre os direitos humanos, mas particularmente da Declaração dos Direitos Humanos, que mesmo celebrando 62 anos continua muito actual e pertinente.

As mulheres que defendem os direitos humanos enfrentam riscos acrescidos e, por conseguinte, necessitam de um apoio acrescido.

O Dia dos Direitos Humanos é uma ocasião para prestar homenagem à coragem e aos feitos dos defensores de direitos humanos em todo o mundo e para prometermos fazer ainda mais para proteger o seu trabalho.

Share |