Notícias

 

Atelier de Capacitação para a Implementação do Subsídio de Desemprego

Nações Unidas, 12 de Julho de 2017 - Os sucessivos governos de Cabo Verde, têm considerado o emprego digno uma das suas prioridades, por isso, o país tem ratificado várias convenções da OIT e legislações que protegem o trabalhador. Por outro lado, o Decreto-lei nº15/2016 de 05 de Março e alterado através do Decreto-lei Nº 23 de 29 de Maio de 2017, referente ao subsídio de desemprego é reconhecido como uma medida de grande alcance social para a sociedade cabo-verdiana.

Para a sua implementação, através dos dois institutos intervenientes, nomeadamente o Instituto Emprego FormaçãoProfissional/ IEFP Instituto Nacional de Previdência Social/INPS de acordo com as suas atribuições, a qualificação dos recursos humanos é fundamental para o sucesso desta medida.
É neste contexto que o IEFP e o INPS em parceria com o PNUD através do PAENCE – Programa de apoio á implementação da estratégia de emprego, realizaram uma acção de capacitação dirigida a Técnicos do setor de Emprego, Proteção Social e Câmaras Municipais para Implementação do Subsídio de Desemprego

É neste contexto que o Instituto Emprego Formação Profissional e Instituto Nacional de Previdência Social em parceria com o PNUD através do PAENCE – Programa de apoio á implementação da estratégia de emprego,  deram inicio ontem, 11 de Julho, na cidade da Praia,  a uma acção de capacitação dirigida a  Técnicos do setor de Emprego, Proteção Social e Câmaras Municipais para Implementação do Subsídio de Desemprego.

Esta iniciativa que vai até o dia 14 na cidade da Praia, e no Mindelo de 17 a 20, tem o apoio do PNUD e visa essencialmente,  reforçar as competências dos agentes que estarão á frente deste  processo, de forma a prestarem o melhor serviço á sociedade Caboverdiana.

Durante a sua intervenção, Adelaide Ribeiro,  Chefe da Unidade População e Redução da pobreza  do JO , em Representação do PNUD,  sublinhou a pertinencia do atelier, na preparação dos técnicos que irão trabalhar na implementação do referido subsídio. “Respondemos positivamente á solicitação  do Governo de financiar estas sessões de capacitação por acreditarmos que será uma mais avalia para o sector do emprego”.

Durante o seu discurso, reiteirou a disponibilidade das Nações Unidas em continuar como um dos parceiros do Governo nesta matéria. “ Manifestamos aqui uma vez mais a nossa disponibilidade enquanto agência das Nações Unidas, em continuar a apoiar os esforços do Governo não só na materialização do subsidio do desemprego, bem como na adoção de medidas de acompanhamento”.

A sessão de abertura formal do atelier contou com a presença do Presidente do IEFP Paulo Santos, a Administradora executiva do INPS Orlanda Ferreira  Adelaide Ribeiro da Unidade População e Redução da pobreza  do JO , em Representação do PNUD

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share |