Notícias

 

Jornalistas de Cabo Verde reúnem-se para discutir o ante-projecto do Código Deontológico dos Jornalistas

Nações Unidas, Praia, 02 de Maio de 2011 - O ante-projecto do Código Deontológico dos Jornalistas de Cabo Verde foi apresentado e discutido neste fim de semana, na cidade da Praia, num encontro que reuniu os jornalistas provenientes de vários pontos do país.

A elaboração do ante-projecto do Código Deontológico, enquanto documento de referência no processo de auto-regulação da profissão, resultou de uma consultoria conjunta entre a AJOC e o PRO PALOP / Timor Leste, e é um projecto integralmente financiado pela União Europeia, com implementação a cargo do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), no quadro da parceria existente entre a Comissão Europeia e o PNUD para a Assistência Eleitoral.

De acordo com a AJOC, esta iniciativa enquadra-se na componente do projecto que visa apoiar os principais actores da Comunicação Social nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor – Leste, particularmente no contexto dos ciclos eleitorais, no estudo e possível desenvolvimento de padrões de ética e de deontologia profissional ajustados aos períodos eleitorais e na possível melhoria, criação e aplicação de códigos de conduta profissional em conformidade com as normas e boas práticas internacionais. A componente de apoio à comunicação social do PRO PALOP TL desenvolveu já actividades com vista à elaboração de Códigos de Conduta Eleitoral na Guiné-Bissau, em São Tomé e Príncipe e em Moçambique.

O ante-projecto do Código Deontológico, é produto de um trabalho conjunto de consultoria entre a AJOC e o PRO PALOP/ TL, e contou com a participação de um especialista em Comunicação Social Cabo-Verdiano e outro internacional. O documento inclui um conjunto de normas e princípios de ética e de deontologia ajustados à cobertura noticiosa de eleições.

Share |