Notícias

 

Competitividade  das empresas  alimentares

 

Nações Unidas, Praia, 12 de Junho de 2012 - A competitividade  das empresas  alimentares passa necessariamente pelo fornecimento de bens cuja qualidade transmitam ao consumidor a necessária segurança de sua inocuidade.

É através da implementação de sistemas de qualidade que as empresas conseguem de facto garantir essa segurança dos produtos fabricados e comercializados, cujas vantagens para além de estarem em conformidade com os requisitos internacionais em termos de segurança alimentar, possibilita o acesso aos mercados externos.

Á semelhança dos demais países da CEDEAO, em Cabo Verde o Programa Qualidade para África Ocidental, implementado com o apoio técnico da UNIDO,  tem realizado acções de informação e sensibilização às produtoras de bens alimentares, bem assim apoiando algumas empresas-piloto no início da implementação do sistema Hazard Analysis and Critical Control Points (HACCP) - Analise de Perigos e pontos Críticos de Controle.


No seguimento deste processo, decorre na Praia, de 11 a 15 de Junho de 2012, uma Formação Regional para Auditores internos em HACCP e na norma ISO 22000:2005 da Organização Internacional para a Normalização.

Esta formação incide essencialmente no reforço da capacidade do pessoal técnico das empresas para executar as Auditorias Internas no que diz respeito ao Sistema de análise de perigos e Pontos Críticos de Controlo e no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 22000:2005.

No fim desta formação espera-se que os Auditores formados tenham conhecimentos suficientes em matéria de Auditoria, uma das ferramentas importantes para verificar a conformidade com o HACCP ou ISO 22000. Espera-se igualmente que as empresas piloto fiquem melhor preparadas para aplicar os requisitos HACCP e ISO 22000 rumo a tão almejada CERTIFICAÇÃO.

Refira-se que esta acção de formação decorre no âmbito do projecto Apoio a competitividade e a harmonização das medidas OTC e SPS financiado pela União Europeia e implementado pelo Programa Qualidade para a África Ocidental.

 

Share |