Notícias

 

Apresentação dos Resultados do CENSO 2010

Nações Unidas, Marco de 2011 - O Instituto Nacional de Estatísticas - INE, apresentou publicamente, no dia 30 de Março, os dados preliminares do CENSO 2010 que revela ter havido uma taxa de crescimento de 1.2%, inferior à da década anterior.

A população de Cabo Verde é de 491,875, sendo 51% de sexo feminino e 49% de sexo masculino. A ilha de Santiago, continua a registar a maior concentração da população do país, com um total de 55,7% e a cidade da Praia, capital do país, é o município mais populoso com 25,6% da população. A Brava é ilha que regista a menor população, com um total de 5995 habitantes.

Este CENSO de 2010, o primeiro a ser realizado em África com recurso às novas e modernas tecnologias de recolha de dados, apostou também em inovações igualmente no conteúdo e objecto de inquérito, como por exemplo a inclusão do edifício como unidade de observação e a nível da tecnologia, com a substituição dos questionários em formato analógico por questionários electrónicos. Para isto, o PDA – Personal Digital Assistant foi utilizado em todas as operações de recolha. Cerca de 1.200 Agentes de Terreno (recenseadores e controladores) estiveram no terreno.

Para além disso ainda foram introduzidos, pela primeira vez questões sobre a religião e sobre a população estrangeira residente em Cabo Verde e bem como cabo-verdianos que emigraram nos últimos 5 anos.

Os dados produzidos pelo Censo representam um importante instrumento de planificação, formulação de politicas e programas de desenvolvimento para além de constituir igualmente um importante instrumento de diálogo entre as autoridades a nível central e local, assim como entre o Governo e os parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde.

Por outro lado, o Censo permite fazer um retrato fidedigno do avanços e os indicadores dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), particularmente os relacionados com a alfabetização, a escolarização, a paridade do género, ao nível da educação, ao acesso à água potável, ao desemprego e à habitação, fecundidade, mortalidade , saúde materna , níveis de pobreza, migrações entre outros, até o nível geográfico mais detalhado (zona/localidade).

Recorde-se que, para alem dos recursos nacionais técnicos, humanos e financeiros, a realização do CNESO 2010, contou com a parceria técnica e financeira do UNFPA (Fundos das Nações Unidas para a População) , da Cooperação Espanhola através da AECI e da Cooperação Brasileira, através do IBGE.

Share |