Notícias

 

Praia acolhe Centro para Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (CEREEC)

CEREEC/Nações Unidas, Praia, 28 de Maio de 2010 – A Cidade da Praia sediará a partir de 26 de Julho do ano em curso a sede do Centro para Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO (CEREEC). A Comissão da CEDEAO, a UNIDO e o Governo de Cabo Verde anunciaram ontem, dia 27 de Maio, numa conferência de imprensa, o plano de lançamento oficial do CEREEC, a ter lugar na semana de 26 a 30 de Julho de 2010 em Praia, Cabo Verde.


O Sr. Mahama Kappiah, Diretor Executivo do CEREEC, destacou que a cerimónia de abertura reunirá os responsáveis de alto nível pela política energética da região da CEDEAO, o sector privado, os parceiros do desenvolvimento e outras partes interessadas para marcar a conclusão da fase preparatória do Centro e o início do seu programa regional e das atividades do projeto. O lançamento oficial será realizado em consecutivo com um workshop sobre as energias renováveis para a África Ocidental e um programa de formação.


O secretariado do CEREEC está sediado em Cabo Verde, na Praia e foi criado em Novembro de 2009 pela Comissão da CEDEAO, com o apoio da Cooperação Austríaca para o Desenvolvimento e da assistência técnica da UNIDO. Em 2010, o Governo Espanhol se juntou para apoiar o programa e as actividades do projecto do CEREEC. O Centro é uma Agência especializada da CEDEAO que actua como um órgão autónomo, mas opera dentro do quadro jurídico, administrativo e financeiro das normas e regulamentos da CEDEAO.


O objectivo principal do CEREEC é apoiar o desenvolvimento e a operacionalização das energias renováveis e eficiência energética nos mercados regionais da África Ocidental, apoiando diversas actividades para atenuar as barreiras existentes. As actividades do CEREEC incluem a política de desenvolvimento e garantia da qualidade, a capacitação, projecção e o uso de mecanismos de financiamento adequados e instrumentos de avaliação, a sensibilização e a implementação de projectos-piloto com um potencial multiplicativo à escala regional.


No decorrer da Conferência de Imprensa a UNIDO, o CEREEC e o Governo de Cabo Verde anunciaram também o lançamento de um projecto do Fundo Global para o Meio Ambiente (FGMA) sobre energias renováveis, intitulado "Promover, com base no mercado, o desenvolvimento de sistemas de energias renováveis em pequena e média escalas em Cabo Verde". O projecto a nível nacional, é executado no âmbito da Abordagem Programática no Acesso à Energia na África Ocidental do FGMA, e tem um volume total de 7,5 milhões de dólares (2 milhões de dólares são co-financiado pelo FGMA). O CEREEC é um parceiro executivo do projecto.


Na ocasião, o Director Geral da Energia, Engº Abraão Lopes, explicou que o objectivo principal do projecto é promover a participação do sector privado através da melhoria das condições no contexto político, legal e regulamentar. Por seu lad , o Director Regional e de Operações no Terreno da ONUDI,  Sr. Akmel Akpa, , destacou a importância geral das energias renováveis na resolução da crise energética na África Ocidental e do papel crucial destas tecnologias para o desenvolvimento socioeconómico e industrial.


Mais informações sobre o CEREEC consulte o site: www.ecreee.org, em Inglês, Francês ou Português.