Notícias

 

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

2ª dose de 20 a 23 de Abril de 2012

 

Nações Unidas, Praia, 20 de Abril de 2012 - Sem registar nenhum caso polio desde o ano 2000, Cabo Verde inicia hoje a segunda fase da Campanha Nacional de vacinação contra a Paralisia Infantil durante a qual será administra a segunda dose de vacina (da campanha) a todas as crianças menores de cinco anos.

Como objectivo contribuir para a erradicação da Poliomielite no mundo e de consolidar os ganhos até agora alcançados nesse domínio por  Cabo Verde, esta campanha tem como meta vacinar cem por cento das crianças menores de 5 anos em todo o território nacional, numa população estimada de 52.912 crianças.
Recorde-se que durante a primeira fase que decorreu de 23 a 26 de Março de 2012, foram vacinadas 99,04% das crianças.
Nesta campanha o Ministério da Saúde conta com a parceria de diferentes parceiros, nomeadamente UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Rotary International, CDC, OMS (Organização Mundial da Saúde)  e do sector privado como CVTelecom.

>A Poliomielite, também chamada Paralisia Infantil, é uma doença provocada por um vírus, de carácter contagioso, que se transmite de uma pessoa infectada para outra pessoa, através de mãos sujas e de água ou alimentos contaminados pelas fezes com o vírus. As crianças menores de 5 anos por não terem hábitos de higiene, são o grupo de maior risco de contrair a enfermidade.

 

Share |